Aprender a investir bem pode mudar o seu futuro!

Você tem noção da diferença que um bom investimento pode fazer no seu futuro? Pois saiba que a maioria dos brasileiros desconhece a importância de aprender a investir. Não se preocupe, é pra isso que a gente existe! Te convidamos a aprender cada vez mais sobre educação financeira e investimentos para alcançar muito mais. 

Desmistificar os investimentos: primeiro passo para aprender a investir

Antes de aprender a investir, você deve desconstruir os preconceitos sobre o mundo dos investimentos. Caso contrário, sua mente estará bloqueada para novos conhecimentos e você não poderá avançar na sua educação financeira.

E não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas. Muita gente chega até nós com perguntas derivadas de mitos populares sobre os investimentos. É provável que você também tenha estas dúvidas e nós podemos te ajudar a respondê-las.

- Vou perder tudo se começo a investir?

NÃO! Esse é o maior mito sobre investir. É verdade que existem formas arriscadas de aplicar dinheiro e há de se ter muito conhecimento para manejá-las. Porém, nem todo tipo de investimento de finanças pessoais oferece riscos altos de perda de capital. Pra quem está começando o ideal é pensar em investimentos de liquidez diária bem conservadores para não ter problemas em relação a isto. CDBs, fundos conservadores e tesouro selic são boas opções.

- Vale a pena investir se não ganho muito?

Você não precisa ganhar muito ou ser rico para se tornar um investidor de sucesso. O investimento irá rentabilizar o seu dinheiro, independente do valor que você tenha. O segredo do bom investimento está no aprendizado contínuo e em buscar investimentosde acordo com suas expectativas, seu perfil e seus projetos de vida.

É por isso que a Papo de Valor oferece mentoria financeira em grupo ou individual personalizada. Para você sair da zona de conforto e optar pelo investimento ideal para garantir os melhores benefícios para seu futuro. Se quiser saber mais é só clicar aqui.

- Por que economizar para o futuro se posso gastar no presente?

Parece uma pergunta fácil? Pois não é... Muita gente prefere gastar e disfrutar seu próprio dinheiro agora, pois acredita ser incerto o benefício no futuro. 

É verdade que, na vida, quase tudo pode mudar a qualquer minuto sem aviso prévio. Justamente por isso que é tão importante estar preparado financeiramente para o futuro.

Entenda que a educação financeira não tem o objetivo de acumular dinheiro, é muito mais que isso. É preciso investir nos seus sonhos e no seu futuro e de sua família. Principalmente se você tem ou pretende ter filhos.

Economizar: condição sine qua non para uma boa educação financeira

Sabia que muita gente é discriminada por querer economizar? E se você quer aprender a investir terá que vencer os preconceitos seus e das outras pessoas também.

Antes de se considerar ou chamar alguém de “pão duro”, lembre-se que não existe investimento sem economia. Você precisa ter um capital inicial para começar a investir.

Parece difícil reduzir os gastos e otimizar o orçamento mensal? Mas não é...

Economizar é questão de organização e planejamento. Não quer dizer deixar de gastar ou passar necessidade. Significa aprender a comprar conscientemente e não desperdiçar. Quer um exemplo?

Antes de ir ao supermercado, verifique o que sua residência realmente necessita e faça uma lista de compras. E crie o hábito de comparar e prestar atenção às ofertas dos diferentes comércios. Nem sempre convêm comprar tudo no mesmo lugar ou de uma só vez.

A educação financeira começa com atitudes simples que geram hábitos mais sustentáveis. Se você conseguir reduzir em 5% seu orçamento mensal, já terá um capital inicial para aplicar em um bom investimento.

4 dicas de ouro para começar hoje a aprender a investir em seu futuro

Como dissemos anteriormente, pequenos hábitos fazem toda a diferença para um bom investimento. Pensando nisso, trazemos estas 4 dicas de atitudes simples para começar hoje mesmo a aprender a investir em seu futuro.

1. Foque nos seus objetivos de vida

Você não deve pensar em dinheiro na hora de economizar. Foque em seus objetivos de vida.

Seja uma viagem, bens materiais, uma boa educação para seus filhos, sair do aluguel, a festa de casamento sonhada... Vale investir em toda meta, sem preconceitos!

O importante é se concentrar em como será mais simples atingir seus objetivos no futuro economizando no presente. Isso te ajudará a manter a perseverança mês após mês no seu investimento.

2. Separe uma porcentagem de seu salário

O ideal é separar a porcentagem de seu salário que deseja investir no mesmo dia do pagamento. E colocar a quantia imediatamente para render. Isso evita que você perda o controle de seu orçamento mensal ou fique tentado a gastar.

3. Prepare seu próprio planejamento financeiro

A Papo de Valor pode te ajudar e muito a aprender a investir suas finanças pessoais. Porém, ninguém conhece melhor que você seus hábitos, necessidades, fortalezas e debilidades.

Por isso, recomendamos que você mesmo faça seu planejamento financeiro e conte com nossa ajuda para otimizá-lo.

Comece por saber com quanto você conta mensalmente depois de separar a porcentagem do investimento.

Depois, estabeleça prioridades. O que você realmente precisa e para quando precisa? Ordene seus gastos de acordo com a relevância ou a urgência de cada serviço ou produto. 

Defina quanto está disposto a pagar por cada serviço ou produto. E não se esqueça de fazer uma pesquisa de mercado antes de aceitar qualquer orçamento.

4. Conheça os diferentes tipos de investimento e tente diversificar

Muita gente acredita que a poupança é o único investimento seguro que existe no Brasil. Mas isso nem sempre é verdade...

Existem outras formas de investir que oferecem rendimento superior à poupança e baixíssimo risco de perda. Inclusive algumas que são mais apropriadas para quem conta com capital inicial moderado e pretende aplica-lo em longo prazo.

Aprender a investir significa ampliar os horizontes de sua educação financeira e não se estagnar numa zona de conforto. Nossa equipe oferece consultoria especializada para garantir que seu investimento de hoje traga os melhores benefícios no futuro. Para saber mais envie um email para nós ou clique aqui.


Compartilhe
QUERO SABER MAIS
Invista em seu crescimento pessoal e profissional
Posts Relacionados