Pequenos atos, de modo disciplinado, geram resultados extraordinários.

“O vencedor faz com frequência o que o perdedor faz esporadicamente”

Não sei o autor dessa frase, mas quem a trouxe para a minha vida foi um professor de matemática do ensino médio.

E mesmo que na época eu não entendesse exatamente o que isso quer dizer, de alguma forma guardei essa frase até hoje.

Na nossa vida financeira ela faz todo sentido. Vejo muitas pessoas buscando ganhar muito dinheiro para conseguir economizar um valor alto todos os meses e só aí pensar em investir. E vejo também alguns com vergonha de investir 50 ou 100 reais mensais. A disciplina é tão importante quanto o valor poupado.

Pequenos atos, de modo disciplinado, geram resultados extraordinários.

Onde chegamos hoje e onde chegaremos amanhã é apenas o resultado dos nossos hábitos dos últimos dias, meses, anos...

“Somos a soma das nossas escolhas”, como disse Woody Allen.

Toda essa questão tem um outro lado também: o resultado rápido. Ao começar a controlar os gastos e investir melhor as economias, muitos querem acumular uma fortuna rapidamente. Não é o que normalmente acontece. Da mesma forma que anos a fio foram responsáveis pela situação financeira que você tem hoje, teremos um longo caminho até alcançarmos resultados significativos.

Precisamos dar o primeiro passo o quanto antes, e depois o próximo, e o próximo... só assim chegaremos lá. Se quero ter uma aposentadoria tranquila, comprar um carro ou um apartamento, pagar os estudos dos filhos que ainda nem tenho, não importa. O que importa mesmo é o que eu posso fazer hoje para alcançar esses objetivos na data esperada.

Não espere ganhar um salário de 30 mil por mês, abrir uma empresa de muito sucesso ou fechar um contrato milionário para começar. O salário pode não chegar, a empresa pode falir e o contrato nunca existir. E não é por isso que não podemos realizar nossos sonhos. Basta disciplina e planejamento.

São os pequenos passos, dados todos os dias, que nos fazem completar a caminhada.


Compartilhe
QUERO SABER MAIS
Invista em seu crescimento pessoal e profissional
Posts Relacionados