Agora que o financeiro do seu negócio está em ordem, talvez você se depare com um objetivo comum a grande parte dos empreendedores: o crescimento dele.

E mais importante do que saber como levar uma empresa ao crescimento é saber como fazer isso de forma segura e sustentável a longo prazo.

Aliás, ouso dizer que o mais importante mesmo é saber o porquê buscamos esse crescimento.

Vamos analisar. Crescer pode significar aumentar as vendas, investir em uma estrutura maior (ou cada vez maior), chegar em novos lugares físicos ou de atuação.. o que não falta é opção de como crescer.

Mas vale o cuidado, porque quando um modelo de negócio não é financeiramente sustentável, quanto mais essa empresa cresce, menos ela se torna viável. Se o produto ou serviço está com a precificação errada, uma quantidade maior de vendas só aumenta o problema de caixa.

Entende onde está o problema? É preciso ter muita clareza do desempenho atual para apostar mais e mais fichas nele. Ou você, conscientemente, apostaria seu dinheiro, tempo e energia em um time que vem perdendo? Pois é.

Por isso, o próximo passo para planejar um crescimento sustentável é:

Por exemplo, vamos pensar que seja o caso de ter um espaço físico novo ou investir em uma estrutura para aumentar a capacidade de produção. Tudo isso envolve mais custos, e só faz sentido promover esse crescimento em um cenário onde o retorno financeiro alcançado com esse novo modelo for suficiente para cobri-los.

E aí entra a tal da clareza de novo! Se você não tem, na ponta da língua, qual resultado busca com esse crescimento, você também não faz ideia se ele vai pagar os custos que envolve.

Mas como já vimos, quanto maior a sua estrutura ou quanto mais você investe em produção, maior é o risco que você está assumindo. E nada mais coerente que você tenha mais resultado financeiro quanto maior o risco que assume – do contrário não faz muito sentido. Logo, o próximo passo é:

Se for um sonho pessoal, por exemplo, pode fazer sentido ter um escritório sem um retorno financeiro maior e proporcional. Mas se o seu objetivo for aumentar resultado, essa mudança precisa gerar mais resultado, certo?