O medo de começar a investir

Cada dia mais vemos pessoas iniciando no mundo dos investimentos, com tanta informação por aí (que nem sempre está certa) é comum sentir um certo medo de começar a investir.

Nesse artigo, quero explorar mais sobre esse mundo fazendo uma analogia com o mar, para que você possa começar a ter um pouco mais de segurança e informação de qualidade para dar o primeiro passo. Vamos lá?

O desconhecido mar dos investimentos

Sempre que nos deparamos com uma novidade, algo que queremos fazer, mas não sabemos como começar ou o que vamos encontrar, imagino algo como esse desenho aqui abaixo:

Ao se deparar com esse mar desconhecido, temos então duas opções:

  1. Mergulhar e tentar para ver no que vai dar;
  2. Ficar em terra firme e deixar como está

Agora pense nessa situação sendo o seu início no mundo dos investimentos, você iria preferir tentar ou continuar no mesmo lugar?

Na prática, atendendo clientes eu já vi de tudo, pessoas que sabiam toda teoria, mas mesmo assim tinham medo de mergulhar.

Por outro lado, já vi pessoas que mergulharam e quase se afogaram, pois não sabiam nada, nem por onde começar.

E ok, esses são até que exemplos extremos, mas a verdade é que para aprender algo novo temos que dar o primeiro passo e tentar.

Um colete salva-vidas é sempre bem vindo!

Sabemos que ficar é uma opção, mas na maioria das vezes não traz nenhuma novidade ou avanço.

Seguindo essa analogia com o mar, acredito que a consultoria financeira funcione também como um colete salva-vidas para aqueles que tem medo de investir.

Se prestar atenção na imagem acima verá que com esse colete, mesmo que a pessoa tenha um pouco, muito ou quase nada de conhecimento sobre o assunto, ele surge como um item de segurança a quem se arrisca, ajudando a não se afogar.

Com ele, você se sente mais segura e motivada. E percebe que investir pode não ser tão arriscado assim, apesar de ainda parecer um pouco ameaçador.

Mas para ir além, será necessário mais do que um colete

Como sabemos que o mar dos investimentos é complexo, podemos ir além e explicar sobre outras condições que podem acontecer.

Ainda nessa linha, é como se além do colete você tivesse junto uma aula prática para lidar com a correnteza, básico sobre natação, como funciona para quem já mergulhou e por onde é mais seguro começar.

Depois de um tempo o medo diminui e você se sente mais a vontade de ir adiante. Então, nesse momento é importante entender o que você precisa.

Mais do que ser o seu colete salva-vidas, a consultoria poderá te ajudar a construir um barco seguro. Afinal, no alto mar as coisas são diferentes.

Tempestades e ondas podem acontecer, e será necessário também uma bússola que te direcione a chegar no seu objetivo.

Perdendo o medo de investir

Acredito que para investimentos ou várias outras áreas da sua vida – seja financeira ou não –  contar com ajuda e direcionamento é uma das melhores formas de enfrentar o medo.

Há vários outros mares desconhecidos por aí e que se apresentam a todo momento para nós. E isso faz parte de viver em um mundo em constante transformação.

Ficar esperando que algo mude no mar para que ele se torne menos desafiador sem nenhum esforço do seu lado é se  entregar ao acaso.

Neste artigo usei uma analogia simples pra te lembrar que assuntos financeiros podem parecer complexos e impossíveis, mas que aqui na Papo de Valor entendemos a importância de uma troca mais próxima.

Caso não conheça nosso trabalho, temos a Escola de Finanças: cursos online, gravados com foco em objetivos específicos e preços acessíveis.

Além claro da nossa consultoria financeira individual e personalizada, que você pode clicar aqui e marcar uma primeira conversa sem custo inicial. Para entender como podemos te ajudar a enfrentar o que para você é um mar desconhecido.

Jacqueline Ramos

Sou sonhadora e apaixonada por tudo o que me ajuda a realizar sonhos. Como economista descobri nas finanças um mundo muito vasto que pode começar com números, mas sempre diz mais sobre vidas.
Hoje sou planejadora financeira na Papo de Valor que potencializa ainda mais meu propósito de tornar pessoas reais protagonistas da sua história tornando seus sonhos em realidade.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.