Começo esse texto dizendo que: imprevistos acontecem! Mesmo aqueles que resultam num dinheiro extra inesperado na conta bancária.
Acredite, não foram poucas as vezes que na consultoria financeira atendemos pessoas com a seguinte demanda: “então, aconteceu (coloque aqui uma situação de ganho inesperado) e agora eu estou com essa grana extra todo aqui na minha conta. Estou meio perdida e não sei o que fazer com esse dinheiro…”
Situações como: um aumento substancial de salário, herança, recebimento do acerto de rescisão de contrato de trabalho e até mesmo uma loteria… Todas essas são situações que nos levam a precisar refletir sobre o que fazer com um dinheiro que antes não considerávamos a possibilidade de ter.
E bom, a gente vai se aprofundar no assunto sobre o que fazer com esse dinheiro extra para além do óbvio, mas vamos começar pelo óbvio mesmo!
O primeiro passo é a reserva financeira
É isso, amigos.
Por mais que a gente possa se permitir sonhar, seria no mínimo irresponsabilidade da minha parte não começar por esse assunto.
Por isso, se você não sabe o que é a reserva financeira eu te convido a desbravar o conteúdo que temos por aqui no blog.
Fazendo um resumão do resumão, a reserva financeira é aquele dinheiro que é interessante ter disponível para emergências ou oportunidades.
Aqui na Papo de Valor tem um curso que desbrava este assunto de ponta a ponta, desde o valor ideal para guardar até onde deixar armazenado, é o START!
Como eu falei logo no começo no texto, imprevistos acontecem, e ter uma reserva formada é o que te dará segurança para realizar os próximos movimentos com tranquilidade.
E daí pra frente, o que fazer com o dinheiro extra?
Existe o bom e velho “depende” que tanto vemos por aí… E posso dizer que há dois fatores principais que acabam conduzindo a conversa que se segue.
O primeiro deles é: o que é importante para você?
E é engraçado, né?
Em muitos casos desejamos mais dinheiro, mas nunca nos propusemos a uma reflexão desenfreada sobre o que faríamos com uma pequena montanha de dinheiro na conta (o que com certeza nos ajudaria a sonhar e entender mais sobre nossos desejos pessoais).
Para decidir o que fazer com o dinheiro, o primeiro ponto é entender o que há de mais importante para você.
E possibilidades para isso não faltam, pode ser desde empreender, viajar, acelerar a liberdade financeira , quitar dívidas, limpar o nome, apoiar projetos sociais, garantir a compra da casa própria, montar uma previdência para os filhos.
Pois é, as possibilidades são tantas que fica absolutamente impossível indicar qualquer tipo de regra generalista.
É por isso que a parte de sonhar e entender o que é importante para você é 100% por sua conta.
O próximo passo é pensar em estratégias
O segundo ponto é: qual é o valor recebido?
A depender da quantidade de dinheiro extra disponível é possível já concretizar alguns projetos que antes não eram realizados em função da falta de recursos financeiros, em outros casos esses projetos apenas caminham mais rápido.
O ponto é que nem sempre queremos uma coisa só. Falando por mim, a lista de projetos que ainda tenho planos de realizar é bem extensa.
E em muitos todos os casos, mesmo que a quantidade de dinheiro recebida seja alta, é importantíssimo ter estratégia para usar esses recursos da melhor maneira possível.
E é importante esclarecer que nem sempre “a melhor maneira possível” é economizando, guardando, investindo.
Por isso, quando falo sobre a “melhor maneira” o que quero dizer é aquela maneira que mais aproxima os seus projetos pessoais da sua realidade, em ordem de prioridade.
Nesse ponto, eu te falo com segurança que a consultoria financeira ajuda muito!
Elaborar estratégias para entender por onde começar e por qual caminho seguir, pode fazer toda diferença na realização dos seus sonhos.
Quando temos a oportunidade de acelerar ou realizar sonhos, entendo ser nossa a responsabilidade de aproveitar bem estes momentos. Fazendo uso dos recursos que temos às mãos da melhor maneira possível.
E pra finalizar, um breve exercício
E para terminar este texto, gostaria de fazer um convite a quem ainda não se deparou com um dinheiro extra inesperado disponível. Responda a seguinte pergunta:
O que você faria com um dinheirão extra na sua conta?
Prometo que essa reflexão não tem nada de superficial. Ela provavelmente vai te contar muito sobre você e suas prioridades, trazendo pra pauta assuntos cotidianos e presentes na sua vida hoje.
Topa o desafio?
Comente!