Papo de Valor

Agora é hora de começar a investir?

Primeiramente, vamos entender o que é investir? Recentemente, estava atendendo uma cliente em uma consultoria financeira, e após várias medidas para ajustar o orçamento, ela conseguiu direcionar R$1.500 para um CDB (certificado de deposito bancário) do banco que possui conta corrente. Muito feliz com o feito, ficamos conversando sobre esse passo. Em algum momento da conversa, questionei sobre qual era a sensação de ser investidora? Ela (meio receosa) respondeu: “acho que eu estou mais para poupadora do que para investidora. ” Discordei. Explico o porquê:

O conceito investimento é qualquer aplicação em que existe a expectativa de ganho ou um resultado futuro. Então, na circunstância que comentei acima, existe a promessa de que no resgate será devolvido o dinheiro aplicado, acrescido dos juros remunerados ao longo do tempo. Esse acordo é um investimento. Minha cliente tornou-se uma investidora.

É preciso perder o medo e se assumir investidora para conseguir superar o sentimento de incapacidade. Temos uma visão distorcida de que investimento é assunto de quem tem muito dinheiro, ou que é necessário acumular muita grana para, só depois, começar. Se você gostaria de ver o seu dinheiro crescer então a melhor hora para começar a investir é agora.

Eu recebo com uma certa frequência pelo Instagram, a pergunta sobre qual é o valor ideal para começar a investir? Vale investir mesmo com pouco? Sim. Vale! Não existe um valor ideal para começar a investir, você pode começar com qualquer valor. Tudo depende do seu objetivo, perfil de risco, prazo de investimento. No mercado financeiro, existem uma série de opções de investimentos, uns mais acessíveis que outros, é possível começar com muito pouco. Acredite!

Vença o monstro da procrastinação

A palavra procrastinação quer dizer adiamento, deixar para depois. É um comportamento comum que consiste em prorrogar a realização de tarefas importantes, em troca de pequenas distrações ou realizações imediatas.

O hábito de procrastinar pode acontecer por diversos fatores: Sensação de incapacidade, não se sentir merecedora daquilo, não ter uma motivação ou clareza das prioridades, excesso de preocupação e medo.

Para vencer o monstro da procrastinação é preciso entender qual é o motivo por trás da inércia. Se o objetivo é começar a investir, esperar as condições perfeitas pode ser a desculpa que te mantém paralisada.

Acertar o timing

Quantas pessoas perderam a oportunidade por esperar acertar o momento certo.

Quem começou a investir na bolsa de valores em 2016 e manteve a regularidade, vivenciou o recorde do IBOVESPA em janeiro/2020 assim como, em seguida, sofreu vendo quedas na Bolsa de Valores. Aqui nesse artigo a Lorena fala sobre como atuar frente às quedas atuais.

O que tem em comum nessas situações é que, nem em 2016, nem em janeiro/2020, ou agora, o investidor saberia dizer qual é o momento certo, ou a conjuntura ideal para começar a investir. Tem quem ganhou dinheiro, tem quem perdeu, tem quem deu o primeiro passo e teve quem espera (até hoje) a melhor hora para começar.

Primeiro você precisa romper a barreira do medo, depois o curso Start: Reserva financeira é o seu primeiro passo nessa jornada. Você começa com a reserva financeira e depois vai construindo as próximas camadas. Comece com os recursos que você tem em mãos. Com o tempo, o hábito de poupar ganha consistência e os seus investimentos ganham escala.

Se você quer começar nessa jornada, mas não sabe como, podemos te ajudar. Por aqui, na consultoria financeira, oferecemos de forma muito didática uma base pra que você consiga, assim como a minha cliente, torna-se investidora (o).  Acessa aqui que entramos em contato com você.

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que a Educação Financeira proporciona autonomia e liberdade. Por isso, ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente de forma simples e conectadas com os seus objetivos e planos de vida.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria