Papo de Valor

Quais os melhores bancos digitais pra conta PJ?

Atualmente, grande parte das empresas tem buscado uma opção de conta bancária para PJ entre os bancos digitais, buscando principalmente a gratuidade ou menores custos para as atividades bancárias.

Para entender qual a melhor opção para você e sua empresa, é preciso ter em mente dois quesitos principais: os valores cobrados e a melhor adaptação em relação à interface do aplicativo e do site do banco. Sim, porque se todos os serviços serão realizados através dessas duas plataformas, é preciso conferir se o que é oferecido se adapta à sua realidade, e isso é bem particular (lembrando que por vezes as atividades de recebimentos, pagamentos, conferências, investimentos e acesso à informações tomam um tempo precioso do empreendedor).

Em relação aos valores e gratuidades, a comparação entre os diferentes bancos (digitais ou não) vai fazer sentido a partir de um ponto:

Primeiro é preciso entender o que o seu negócio precisa que o banco ofereça.

Não faz sentido olhar principalmente para o valor da TED, se atualmente o negócio não utiliza frequentemente esse serviço. Não faz sentido não ficar de olho no valor de emissão do boleto, se essa é a principal forma de recebimento. Assim, antes de iniciar qualquer comparação financeira, sugiro que se tenha bem claramente definidas as principais formas de pagamentos, recebimentos e operações bancárias feitas. Só assim, faz sentido iniciar uma comparação.

Então, vamos analisar financeiramente as opções?

Aqui, a proposta é observar os principais serviços oferecidos e os valores entre as contas dos seguintes bancos digitais:

O Banco Inter, que é considerado o mais popular e tradicional dentre as opções (importante observar que apesar de ser considerado tradicional, o serviço é oferecido desde agosto de 2017, ou seja ainda é sim, novo no mercado);

BS2, que oferece menos opções atreladas à conta bancária, mas de acordo com o site tem muita novidade chegando por aí, então vale ficar de olho;

E o Banco Original que também não consta com um grande leque de opções de serviços vinculados e não cobra tarifa mensal, mas cada serviço utilizado tem um custo.

Há ainda o Banco Nubank, que está em fase de teste da sua conta para pessoa jurídica, e promete ser “a melhor conta PJ do mundo”, apesar de ainda não fornecer muitos detalhes e acessibilidades do serviço. É possível ser uma das empresas a testar essa promessa, mas essa opção ainda não está disponível para empresas do tipo LTDA. Se você se interessou, dá uma olhada no site com as informações.

O Banco Agibank oferecia conta digital para empresas, mas esse serviço não está mais sendo oferecido pelo banco – aparentemente a suspensão seria temporária, mas desde o segundo semestre de 2018 não houve mais a oferta.

Já no Neon, onde os custos também ocorrem por operação, a abertura de novas contas está temporariamente fora do ar de acordo com o site do banco, mas ainda havendo a opção para PF e MEI.

Sendo assim, olha essa tabela que resume bem os serviços e valores dos principais bancos digitais disponíveis para PJ:

E olhando para as informações, talvez pareça óbvio que determinado banco seja a melhor opção, já que consta com muitos serviços e gratuidades consideráveis. Mas antes de qualquer novo passo vale a reflexão se a conta em um banco digital faz sentido para você, e principalmente vale o teste: é de suma importância ter certeza que a plataforma disponibilizada se molda ao que você espera e precisa de um banco, sendo ele digital ou não.

Em geral, os processo de abertura de contas digitais são rápidos e feitos 100% de forma on line. Assim fica mais fácil para você conferir se uma dessas opções é segura e válida para você e a sua empresa antes de fazer a migração completa para um novo banco.

Caso você se proponha a fazer a tentativa em um dos bancos, sugiro que você faça uma pesquisa completa no site da instituição – leia com bastante calma, pondere o que é ofertado, pesquise. E lembre-se sempre: o mais importante em qualquer opção é conhecer bem onde você está colocando o seu dinheiro (e o do seu negócio).

Larissa Brito

Planejadora Financeira na Papo de Valor, é apaixonada por gestão financeira e acredita que isso fala mais de pessoas do que de números. Com foco em autônomos e empresas, sonha com que cada negócio leve o seu máximo potencial para o mundo, trazendo retorno financeiro, é claro!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria