Papo de Valor
qual o melhor banco digital

Qual o melhor banco digital?

Essa é uma das perguntas que chegam toda semana por aqui. Às vezes ela ainda vem mais específica, do tipo ‘Qual é o melhor banco digital em 2020?’. E a resposta é sempre um decepcionante eu não sei.

Uma coisa é certa e eu sou capaz de até apostar: qualquer que seja o seu bancão ou banco digital, em algum momento você vai precisar dele e ele não vai te atender como você merece. E essa certeza me faz ter muita cautela antes de sair indicando eles por aí.

“Tá bom, Vívian, já entendi. Mas como é que eu faço então pra ficar mais confiante em relação a essa nova moda e escolher um pra eu usar?”

Pra começar: O que é um banco digital?

Ele é basicamente um banco que não possui atendimentos presenciais. Todo o contato com a instituição é feito via telefone, email, site e aplicativo.

Mas, na minha percepção pessoal, o grande ponto de destaque vai além disso e está ligado ao posicionamento dessas instituições. Taxa zero de manutenção, teds gratuitas, maior transparência e facilidades no atendimento estão entre as propostas da maioria deles.

É importante dizer que eles são regulados pelos mesmos órgãos que os grandes bancos e precisam atender vários requisitos mínimos para continuar em operação.

Como escolher o melhor banco digital?

Existem dezenas. E não há um que seja melhor pra todo mundo. O grande ponto então é avaliar quais são as suas necessidades e como cada um dos bancos poderia te atender. Alguns pontos para olhar:

  • Funcionalidades – O banco oferece o que você está buscando?
  • Tarifas, caso houver, para os principais serviços que você utiliza
  • Tipos de pagamento possíveis – Você usa débito automático? Esse banco te possibilita isso? Há algum pagamento menos comum que você faz? O banco permite que você pague guias de impostos?
  • Interface – O aplicativo e site são fáceis para utilização?
  • Investimentos – O banco possui bons investimentos disponíveis?
  • Atendimento e reclamações – Checou como está a nota em sites como o Reclame Aqui?

Quais as opções de bancos digitais?

Pra te ajudar nesse processo de análise e escolha, fizemos uma série de conteúdos sobre o assunto e detalhamos cada uma das principais opções hoje do mercado.

Sinta-se à vontade para acessar clicando nos links abaixo:

É seguro deixar meu dinheiro em um banco digital?

Quais os melhores bancos digitais pra conta PJ?

Tudo sobre o Banco Inter

Tudo sobre o Banco Neon

Tudo sobre o Banco Sofisa Direto

Tudo sobre o Nubank

Um banco digital é a solução dos meus problemas?

Não.

Vejo que muitas pessoas enxergam o uso de um banco digital com o primeiro passo pra organização financeira e investimentos.

Mas não é.

O primeiro passo é ter consciência do que você ganha e ajustar os seus gastos mensais conforme as suas prioridades (lembrando de algumas coisas bem importantes como sua reserva e aposentadoria, né?).

Se quiser nosso acompanhamento nessa jornada, lançamos nossa escola online de finanças, com cursos acessíveis e super didáticos. O primeiro a ser lançado foi o Start: Reserva Financeira. Veja mais aqui.

E pra saber sobre a consultoria individual, clique aqui.

Vívian Rodrigues

Consultora Financeira e fundadora do Papo de Valor. É apaixonada pela vida e tem a missão de inspirar outras pessoas a usarem o dinheiro como ferramenta para realizar coisas incríveis.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria