Papo de Valor

O que é o Sofisa Direto?

Quando estamos falando de bancos digitais e fintechs é muito comum falarmos do NuBank e do Banco Inter. Mas existem algumas outras alternativas menos populares que merecem o nosso olhar atento. É por isso que hoje vou escrever sobre o Banco Sofisa.

Qual é a história do banco?

O Banco Sofisa não começou sendo digital. A história dele começa bem antes, em 1961. Portanto ele já tem um bom tempo de atuação na área de investimentos e empréstimos. Mas foi em 2011 que foi fundado o Sofisa Direto, que é o braço digital do banco.

Usando esta plataforma fica claro que o foco por ali são os investimentos. Eles oferecem produtos de investimentos e soluções muito interessantes, porém – na minha opinião – deixam um pouco a desejar quando falamos do uso da conta corrente e cartão de crédito para o dia a dia.

Como abrir uma conta?

Para abrir a conta no Sofisa Direto o procedimento é bem parecido com o de outros bancos digitais: baixar o aplicativo no celular (Android ou iOS), enviar a documentação e fotos solicitadas e esperar a aprovação da conta.

A abertura e manutenção da conta é gratuita disponibilizada para qualquer pessoa física, que possua CPF ativo e que seja residente no Brasil.

Como colocar o dinheiro na conta?

Ao abrir uma conta no Sofisa Digital você passa a ter os dados desta conta. Então uma das alternativas para colocar dinheiro ali é fazer uma TED de qualquer outro banco para esta nova conta, usando o código 637 (que é o código do Sofisa) e os dados da sua conta bancária.

Uma outra alternativa – e na maior parte das vezes mais econômica – é gerar um boleto (no valor mínimo de 30 reais) pelo aplicativo e realizar o pagamento do mesmo por meio de outra conta ou indo até uma agência lotérica. Esta alternativa é mais demorada (o dinheiro leva até 2 dias úteis para estar disponível na conta), porém você fica livre da taxa de transferência, caso o banco onde está o dinheiro originalmente faça este tipo de cobrança.

Uma terceira maneira é o depósito por meio da imagem de um cheque. O correntista que receber um cheque pode, usando o próprio aplicativo do banco, fazer a leitura do mesmo (que tem que estar com todos os dados completos e preenchidos adequadamente) que o dinheiro também cai na conta no prazo de dois dias úteis. Mas atenção! Neste caso, é de responsabilidade do correntista guardar o cheque por 60 dias após a sua liquidação.

Como retirar o dinheiro da conta?

Existem algumas alternativas para retirar o dinheiro da conta. A mais simples é realizando TED para outro banco. O Sofisa Direto não cobra taxas de transferências de valores, seja para outra conta do Sofisa Direto, seja para conta de outro banco.

A segunda alternativa é através do pagamento de boletos, respeitando o limite de R$5.000,00 por boleto e de R$7.500,00 por dia. É até interessante destacar que o Sofisa Direto conta com a função DDA (Débito Direto Automático), basta o cliente fazer o cadastramento necessário. Mas um detalhe: não é possível pagar impostos ou DARFs através do Sofisa Direto.

A terceira alternativa é realizar o saque em qualquer caixa eletrônico da rede Banco 24 Horas. Neste caso, são permitidos até 4 saques gratuitos por mês.

A quarta alternativa é gastando através do cartão Mastercard que você recebe alguns dias depois de abrir a sua conta bancária. E sobre esse cartão, falamos um pouco mais abaixo.

Eles têm cartão de crédito e de débito?

Bom, esta é a parte que para mim é mais confusa. A resposta para esta pergunta é NÃO, eles só têm cartão de crédito, que por sua vez funciona como cartão de débito.

Isso significa que na hora que você for a algum estabelecimento fazer uma compra e te perguntarem: “passo no crédito ou no débito?” a sua resposta vai ser “no crédito, por favor”, porém o dinheiro será debitado imediatamente da sua conta.

O cartão está habilitado apenas para transações de crédito à vista, o que significa que – por exemplo – não existe aquela história de fatura fechada e não é possível realizar compras parceladas.

Como planejadora financeira defendo que as compras sejam feitas apenas quando há o dinheiro na conta e de preferência sem parcelar, porém, o cliente fica com as escolhas mais restritas, sem tanta flexibilidade ou autonomia na maneira como pretende usar o dinheiro.

Como funcionam os empréstimos?

No caso do Sofisa Direto todos os empréstimos oferecidos necessitam de garantia de imóvel quitado. Isso significa que, caso você tenha um empréstimo por lá e venha a ficar inadimplente, existe o risco da sua propriedade passar a pertencer ao banco.

Essa é a maneira que o banco encontrou de negociar taxas de juros mais baixas (afinal, conta com garantias físicas), mas é claro que envolve um risco significativo para o cliente. Para fazer a simulação de condições e também solicitar uma pré-análise o processo é bem rápido e acontece pelo próprio site do banco.

Agora, e sobre os investimentos?

No caso do Sofisa o dinheiro não fica rendendo quando está na conta corrente, mas existe na plataforma uma série de investimentos muito interessantes, que ficam separados.

Hoje (dia 12/06/2020), por exemplo, é possível encontrar um CDB com liquidez diária com rendimento de 110% do CDI e também um LCI com carência de 3 meses com rendimento de 102% do CDI, ambos com um investimento mínimo de 1 real (confesso que encontrar estes produtos foi uma grande e boa surpresa).

E além de investimentos em renda fixa como CDB, LCI e LCA, existe também uma extensa lista de fundo de investimentos disponíveis.

Achei curioso notar que o Sofisa Direto sequer disponibiliza a opção de investimento na caderneta de poupança. Segundo eles, como o CDB de liquidez diária oferece a mesma segurança e uma rentabilidade melhor, eles não oferecem o produto que – apesar de não ser tão bom – segue sendo o favorito do brasileiro.

Alguns pontos (bem) diferentes dos outros bancos digitais

Existem alguns pontos (uns bons outros ruins), em especial na parte de investimentos, que o Sofisa Direto apresenta e eu entendo que merecem algum destaque:

  1. Caso algum pagamento seja feito e não haja dinheiro suficiente na conta corrente, o valor que falta é automaticamente resgatado dos investimentos. Por mais que isso evite o uso do cheque especial, é uma ferramenta que pode fazer com que o cliente tenha menos clareza sobre seus gastos e não perceba quando “faltou dinheiro no mês”.
  2. Eles oferecem o serviço de um robô de investimentos chamado “Rota Financeira”. Você preenche algumas informações referentes ao seu perfil de investidor e eles apresentam uma série de sugestões de produtos de investimentos. Confesso que fiz o teste e não achei as sugestões personalizadas ou adequadas para o meu momento (um tanto diferente do que é anunciado em suas redes). Portanto, apesar do robô oferecer algum tipo de direcionamento, acatar as sugestões sem pensamento crítico pode significar uma grande furada. E aproveito a oportunidade para te lembrar que, se é do seu interesse aprender mais sobre investimentos para conseguir ser mais crítico(a) – e começando do ZERO – a Papo de Valor tem um curso online que tem o que você precisa saber para dar os primeiros passos. Para saber mais, clique aqui.
  3. O terceiro ponto eu achei bem legal! Eles deixam o cliente fazer caixinhas de projetos. E como funciona? O cliente define quais são os seus projetos particulares (coisas como viagens, casa nova, carro, etc) e ao fazer cada novo investimento o cliente indica a qual projeto aquele dinheiro pertence. Assim fica bem fácil de enxergar quanto já foi acumulado para cada uma das realizações que estão caminhando.

Bom, o objetivo deste texto era trazer um pouco mais de clareza sobre as características do Sofisa Direto para que você tenha mais tenha mais conhecimento ao tomar a decisão sobre qual banco usar.

Caso tenha ficado alguma dúvida, comenta aqui embaixo. Espero que tenha gostado.

Lorena Pires

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que por mais “exata” que seja a matemática, nem tudo são números. Atuar ajudando pessoas a se organizar financeiramente – e consequentemente colaborar para que tenham uma vida mais livre – é seu principal propósito.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria