Quando estamos falando de bancos digitais e fintechs é muito comum falarmos do NuBank e do Banco Inter. Mas existem algumas outras alternativas menos populares que merecem o nosso olhar atento. É por isso que hoje vou escrever sobre o Banco Sofisa.
Qual é a história do banco?
O Banco Sofisa não começou sendo digital. A história dele começa bem antes, em 1961. Portanto ele já tem um bom tempo de atuação na área de investimentos e empréstimos. Mas foi em 2011 que foi fundado o Sofisa Direto, que é o braço digital do banco.
Usando esta plataforma fica claro que o foco por ali são os investimentos. Eles oferecem produtos de investimentos e soluções muito interessantes, porém – na minha opinião – deixam um pouco a desejar quando falamos do uso da conta corrente e cartão de crédito para o dia a dia.
Como abrir uma conta?
Para abrir a conta no Sofisa Direto o procedimento é bem parecido com o de outros bancos digitais: baixar o aplicativo no celular (Android ou iOS), enviar a documentação e fotos solicitadas e esperar a aprovação da conta.
A abertura e manutenção da conta é gratuita disponibilizada para qualquer pessoa física, que possua CPF ativo e que seja residente no Brasil.
Como colocar o dinheiro na conta?
Ao abrir uma conta no Sofisa Digital você passa a ter os dados desta conta. Então uma das alternativas para colocar dinheiro ali é fazer uma TED de qualquer outro banco para esta nova conta, usando o código 637 (que é o código do Sofisa) e os dados da sua conta bancária.
Uma outra alternativa – e na maior parte das vezes mais econômica – é gerar um boleto (no valor mínimo de 30 reais) pelo aplicativo e realizar o pagamento do mesmo por meio de outra conta ou indo até uma agência lotérica. Esta alternativa é mais demorada (o dinheiro leva até 2 dias úteis para estar disponível na conta), porém você fica livre da taxa de transferência, caso o banco onde está o dinheiro originalmente faça este tipo de cobrança.
Uma terceira maneira é o depósito por meio da imagem de um cheque. O correntista que receber um cheque pode, usando o próprio aplicativo do banco, fazer a leitura do mesmo (que tem que estar com todos os dados completos e preenchidos adequadamente) que o dinheiro também cai na conta no prazo de dois dias úteis. Mas atenção! Neste caso, é de responsabilidade do correntista guardar o cheque por 60 dias após a sua liquidação.
Como retirar o dinheiro da conta?
Existem algumas alternativas para retirar o dinheiro da conta. A mais simples é realizando TED para outro banco. O Sofisa Direto não cobra taxas de transferências de valores, seja para outra conta do Sofisa Direto, seja para conta de outro banco.
A segunda alternativa é através do pagamento de boletos, respeitando o limite de R$5.000,00 por boleto e de R$7.500,00 por dia. É até interessante destacar que o Sofisa Direto conta com a função DDA (Débito Direto Automático), basta o cliente fazer o cadastramento necessário. Mas um detalhe: não é possível pagar impostos ou DARFs através do Sofisa Direto.
A terceira alternativa é realizar o saque em qualquer caixa eletrônico da rede Banco 24 Horas. Neste caso, são permitidos até 4 saques gratuitos por mês.
A quarta alternativa é gastando através do cartão Mastercard que você recebe alguns dias depois de abrir a sua conta bancária. E sobre esse cartão, falamos um pouco mais abaixo.
Eles têm cartão de crédito e de débito?
Bom, esta é a parte que para mim é mais confusa. A resposta para esta pergunta é NÃO, eles só têm cartão de crédito, que por sua vez funciona como cartão de débito.
Isso significa que na hora que você for a algum estabelecimento fazer uma compra e te perguntarem: “passo no crédito ou no débito?” a sua resposta vai ser “no crédito, por favor”, porém o dinheiro será debitado imediatamente da sua conta.
O cartão está habilitado apenas para transações de crédito à vista, o que significa que – por exemplo – não existe aquela história de fatura fechada e não é possível realizar compras parceladas.
Como planejadora financeira defendo que as compras sejam feitas apenas quando há o dinheiro na conta e de preferência sem parcelar, porém, o cliente fica com as escolhas mais restritas, sem tanta flexibilidade ou autonomia na maneira como pretende usar o dinheiro.
Como funcionam os empréstimos?
No caso do Sofisa Direto todos os empréstimos oferecidos necessitam de garantia de imóvel quitado. Isso significa que, caso você tenha um empréstimo por lá e venha a ficar inadimplente, existe o risco da sua propriedade passar a pertencer ao banco.
Essa é a maneira que o banco encontrou de negociar taxas de juros mais baixas (afinal, conta com garantias físicas), mas é claro que envolve um risco significativo para o cliente. Para fazer a simulação de condições e também solicitar uma pré-análise o processo é bem rápido e acontece pelo próprio site do banco.
Agora, e sobre os investimentos?
No caso do Sofisa o dinheiro não fica rendendo quando está na conta corrente, mas existe na plataforma uma série de investimentos muito interessantes, que ficam separados.
Hoje (dia 12/06/2020), por exemplo, é possível encontrar um CDB com liquidez diária com rendimento de 110% do CDI e também um LCI com carência de 3 meses com rendimento de 102% do CDI, ambos com um investimento mínimo de 1 real (confesso que encontrar estes produtos foi uma grande e boa surpresa).
E além de investimentos em renda fixa como CDB, LCI e LCA, existe também uma extensa lista de fundo de investimentos disponíveis.
Achei curioso notar que o Sofisa Direto sequer disponibiliza a opção de investimento na caderneta de poupança. Segundo eles, como o CDB de liquidez diária oferece a mesma segurança e uma rentabilidade melhor, eles não oferecem o produto que – apesar de não ser tão bom – segue sendo o favorito do brasileiro.
Alguns pontos (bem) diferentes dos outros bancos digitais
Existem alguns pontos (uns bons outros ruins), em especial na parte de investimentos, que o Sofisa Direto apresenta e eu entendo que merecem algum destaque:
- Caso algum pagamento seja feito e não haja dinheiro suficiente na conta corrente, o valor que falta é automaticamente resgatado dos investimentos. Por mais que isso evite o uso do cheque especial, é uma ferramenta que pode fazer com que o cliente tenha menos clareza sobre seus gastos e não perceba quando “faltou dinheiro no mês”.
- Eles oferecem o serviço de um robô de investimentos chamado “Rota Financeira”. Você preenche algumas informações referentes ao seu perfil de investidor e eles apresentam uma série de sugestões de produtos de investimentos. Confesso que fiz o teste e não achei as sugestões personalizadas ou adequadas para o meu momento (um tanto diferente do que é anunciado em suas redes). Portanto, apesar do robô oferecer algum tipo de direcionamento, acatar as sugestões sem pensamento crítico pode significar uma grande furada. E aproveito a oportunidade para te lembrar que, se é do seu interesse aprender mais sobre investimentos para conseguir ser mais crítico(a) – e começando do ZERO – a Papo de Valor tem um curso online que tem o que você precisa saber para dar os primeiros passos. Para saber mais, clique aqui.
- O terceiro ponto eu achei bem legal! Eles deixam o cliente fazer caixinhas de projetos. E como funciona? O cliente define quais são os seus projetos particulares (coisas como viagens, casa nova, carro, etc) e ao fazer cada novo investimento o cliente indica a qual projeto aquele dinheiro pertence. Assim fica bem fácil de enxergar quanto já foi acumulado para cada uma das realizações que estão caminhando.
Bom, o objetivo deste texto era trazer um pouco mais de clareza sobre as características do Sofisa Direto para que você tenha mais tenha mais conhecimento ao tomar a decisão sobre qual banco usar.
Caso tenha ficado alguma dúvida, comenta aqui embaixo. Espero que tenha gostado.
[…] para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. Os bancos digitais como o Banco Inter, Sofisa e até instituições de pagamento como o Nubank e o Neon são alguns exemplos de fintechs. E para […]
Gostei do CDB a 110% do CDI, e da caixinha de projetos, me ajudaria bastante uma dessa rs.
[…] Tudo sobre o Banco Sofisa Direto […]
[…] E apesar das pessoas terem recebido com entusiasmo a iniciativa do Nubank, já era possível ver uma ideia parecida com essa em bancos menores, como no caso do Sofisa. […]