Papo de Valor

Vale a pena ter conta no Banco Inter?

Muita gente tem buscado entender mais sobre os bancos digitais e as fintechs: se são seguros, como usar e por aí vai. Pensando nisso, nesse post vou falar um pouco sobre o Banco Inter e seus serviços.

Trazendo brevemente a história do banco Inter, tudo começou em 1994 quando a financeira Intermedium CFI foi fundada com a proposta de trabalhar com operações voltadas para crédito imobiliário. Foi somente em 2014, após passar a operar como banco múltiplo (em 2008), que a instituição financeira lançou a primeira conta digital do Brasil, possibilitando que os clientes tivessem acesso 100% on-line. Em 2017 o Banco Intermedium ganhou uma nova marca, passando a se chamar Banco Inter.

Em abril/2018, visando recursos para financiar sua expansão, o banco abriu seu capital na bolsa de valores e captou 722 milhões em seu IPO. Na pesquisa realizada pela Forbes em 2020, o banco Inter está em 2º lugar no ranking de melhores bancos brasileiros.

Segurança

Apesar de ser totalmente digital e por isso não contar com agências físicas, o Inter é um banco e, assim como qualquer outro, segue as normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, além de todos os depósitos feitos nele terem proteção do FGC. Se você não sabe o que é o FGC ou quer entender melhor como ele funciona, vale a pena ler nesse artigo do nosso blog.

Ao longo desses anos, o Banco Inter já se deparou com problemas relacionados a vazamento de dados e golpes, que foram divulgados pela mídia, deixando clientes desconfiados e desde então vem fortalecendo seus sistemas para evita fraudes e golpes.

Para os mais interessado no assunto, a Resolução 4658 do Banco Central determina que as instituições tenham uma “política de segurança cibernética”, definindo “requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem”. E o objetivo é a maior proteção dos dados do cliente.

Além disso, hoje o Banco Inter conta com uma página no site dedicada a orientações antifraude e de proteção contra golpes e um sistema de token prático e seguro, o i-safe que serve para autenticar as transações na Conta Digital.

Serviços disponíveis

Atualmente, o banco Inter é o único a oferecer uma conta TOTALMENTE gratuita. Com diversos serviços disponíveis como TED’s ilimitadas, saques na rede Banco 24 hs sem cobrança de tarifa, depósito de dinheiro por boleto e depósito de cheque por imagem, cartão de crédito sem anuidade e com juros entre os mais baixos do Brasil e produtos de Investimentos próprios e de mercado, com rentabilidades entre as mais atrativas.

Além disso, disponibiliza conta Digital PF, PJ e MEI totalmente gratuitas, portabilidade de salário, empréstimos e financiamentos com taxas reduzidas, taxa de câmbio entre as menores, shopping com lojas parceiras e cashback, seguro e consórcio.

O banco também disponibiliza uma Conta Kids para aqueles papais que querem começar a planejar o futuro dos filhos e já deixar esse dinheiro registrado no CPF deles.

Cartão de crédito

No Banco Inter, assim que seu cadastro é aprovado e sua conta aberta, eles enviam um cartão habilitado para débito. Caso você tenha interesse na opção crédito é necessário fazer uma solicitação no aplicativo. Lembrando que, essa aprovação vai depender da análise de crédito que eles fazem e varia de cliente para cliente.

No momento do requerimento há a opção de enviar contra-cheque, holerite ou recibo do imposto de renda, como mostra a figura abaixo, e assim aumentar as chances da sua aprovação.

Até o momento não existe um programa de pontos vinculados ao uso do cartão de crédito. Porém, no mês passado (junho/2020) o Banco lançou uma novidade: o cashback da fatura, que é basicamente receber uma parte dos seus gastos de volta.

Você precisa colocar a fatura em débito automático e fazer o pagamento integral (e não estar devendo faturas anteriores) para que o cashback caia na sua conta em até 6 dias uteis após o pagamento do valor integral da fatura, automaticamente, sem complicações.

A porcentagem do cashback vai variar conforme o tipo do seu cartão:

  • para clientes Gold é de 0,25% sob o total gasto na fatura
  • se você é cliente Platinum é de 0,50%
  • já se você for um cliente Black esse benefício será de 1%.

Lembrando que, se você usa o cartão de crédito sem controle, sem estratégias e metas definidas, CUIDADO! É melhor optar por não usar essa forma de pagamento. Ela requer acompanhamento e controle assim como você faz com seu dinheiro e saldo da conta corrente.

Investimentos

Diferente de outros bancos e fintechs digitais, o banco Inter desenvolveu uma plataforma aberta de investimentos, PAI.

Lá você encontra diversos produtos com diferentes características como por exemplo títulos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, debêntures, CRI, CRA e LC), fundos de investimentos, previdência privada e renda variável. Tem opções para todos os perfil e níveis de investidores.

Se você quer saber mais sobre investimentos e dar o primeiro passo como investidor, o nosso curso online Start: Reserva financeira pode te ajudar nessa jornada!

No site do banco Inter você ainda encontra o Inter Research, onde são disponibilizados relatórios mensais produzidos pelo time de Estratégias e Pesquisas econômicas, que tem o viés informativo para que os cotistas tomem as melhores decisões na escolha do seu investimento.

Caso queira compartilhar experiências ou trazer dúvidas, é só deixar nos comentários aqui embaixo. E se você precisar de ajuda para fazer o seu planejamento financeiro, seja ele com o objetivo de poupar dinheiro para o que realmente importa ou para quitar as dívidas, entra em contato com a gente por aqui que nós podemos te ajudar!

Lueny Santos

Formada em engenharia civil, adorava os desafios diários da profissão mas não conseguia me sentir realizada. Sempre fui movida por ajudar as pessoas. A consultoria financeira me proporcionou unir a paixão por números e finanças com a missão de impactar vidas. Hoje cada cliente é um novo desafio e a vida mais feliz!

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria