Papo de Valor
o que e fgc

O que é FGC?

Vários investimentos contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até determinado limite. Mas você já parou para entender o que é esta garantia?

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo administrar mecanismos de proteção aos depositantes e investidores dentro do Sistema Financeiro Nacional.

Ou seja, ele é uma espécie de grande bolo de dinheiro onde todas as instituições financeiras são obrigadas a depositar determinado valor e, caso alguma dessas instituições venha a quebrar, as pessoas que tinham dinheiro naquele banco (em produtos protegidos, claro) vão receber o seu dinheiro de volta até determinado limite.

O FGC, portanto, protege e devolve o capital dos investidores que “emprestaram” dinheiro para o banco e não receberam de volta.

A garantia ordinária do FGC é de até 250 mil reais para cada pessoa, por instituição financeira. Neste caso, o FGC pode chegar a cobrir o valor de até 1 milhão de reais por CPF (se distribuídos entre várias instituições). Isso significa que, por exemplo:

  • se uma pessoa tem 300 mil reais em um investimento protegido pelo FGC e o seu banco quebra, ela recebe 250 mil reais de volta;
  • se uma pessoa tem 150 mil em um banco e 150 mil em outro banco e ambos quebrarem, ela recebe os 300 mil de volta;
  • se uma pessoa tem 1.150.000 em vários bancos distintos (não tem mais de 250 mil em nenhum), ela recebe 1 milhão de reais de volta.

E como saber se a instituição que eu utilizo para guardar o meu dinheiro é associada ao FGC?

Fazem parte das instituições associadas ao FGC: Bancos múltiplos; Bancos comerciais; Bancos de investimento; Bancos de desenvolvimento; Caixa Econômica Federal; As sociedades de crédito, financiamento e investimento; Sociedades de crédito imobiliário; Companhias hipotecárias; Associações de poupança e empréstimo.

Se mesmo com essa lista você ainda ficou na dúvida, é só clicar neste link que você pode verificar se a instituição de fato está associada.

Mas atenção! Por mais que a instituição seja associada, é importante lembrar que nem todo investimento é protegido pelo FGC. Aqui segue a relação indicando quais produtos são protegidos e quais não são, então vale ficar atento a isso.

Tabela de investimentos com e sem cobertura do FGC

E qual é a capacidade do FGC? Ele de fato consegue cobrir possíveis perdas?

Segundo o regulamento, o percentual desejável para liquidez do FGC é de 2,5%, podendo estar entre os limites de 2,3% a 2,7%. Conforme consta nos dados do último relatório disponibilizado pelo FGC (que até a data deste artigo era de junho de 2018) o percentual de liquidez atual é de 2,39%.

Fonte: FGC, 2019

Isso significa que o FGC se compromete a cobrir possíveis perdas, mas na prática só tem 2,39% do dinheiro necessário para o caso de todas as instituições quebrarem ao mesmo tempo. Pode parecer pouco, mas é um valor que historicamente se demonstrou suficiente. Porém, é um percentual baixo se considerarmos a possibilidade de uma crise sistêmica que levasse á falência muitas instituições financeiras.

E se um banco quebra, quanto tempo leva para que os investidores sejam reembolsados?

Não existe uma resposta para esta pergunta, pois o FGC só passa a ressarcir os investidores após receber toda a documentação necessária. Mas a partir do momento que eles têm todos os documentos em mãos, levam de 10 a 15 dias para os pagamentos.

O prazo médio geral é de aproximadamente 3 meses.

Bom, espero ter ajudado a trazer um pouco de clareza sobre o que é esta entidade, como ela funciona e quais são as suas limitações. Quer ler mais artigos meus? Clique aqui. Caso tenham alguma dúvida, fiquem à vontade para escrever nos comentários aqui embaixo.

Lorena Pires

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que por mais “exata” que seja a matemática, nem tudo são números. Atuar ajudando pessoas a se organizar financeiramente – e consequentemente colaborar para que tenham uma vida mais livre – é seu principal propósito.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria