Papo de Valor

6 dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito é um dos primeiros produtos financeiros que temos contato. Provavelmente, se você abrir a sua carteira agora vai encontrar alguns deles. Esse pedacinho de plástico nos conquista pela facilidade de pagamento, os limites oferecidos, o status, a possibilidade de parcelamento, sem falar nas milhas, as tão sonhadas milhas. Mas será que estamos preparados para usar o cartão de crédito de forma inteligente? É possível usá-lo como uma ferramenta que favoreça o nosso planejamento?

Vamos entender qual é a lógica do cartão de crédito: Ele pode ser considerado como um meio de pagamento, certo!? Assim como o cheque e o dinheiro, através do cartão você pode adquirir produtos e serviços. Mas, a outra definição do cartão de crédito é que ele é um empréstimo, onde a instituição financeira assumi o pagamento no ato da compra e você tem um prazo para devolver esse dinheiro. Se você pagar no prazo acordado não há cobrança de juros. Mas, se você não pagar, ai o acordo começa a envolver juros nada amigáveis.

Entendido até aqui, vou compartilhar 6 dicas para você começar a usar o cartão de crédito como uma ferramenta. Tudo testado diretamente no meu orçamento. Vamos lá!?

Dica #1: não pague taxa de anuidade

Atualmente, com as fintechs, existem várias opções de cartões sem a cobrança dessa taxa. Se você optar por usar o cartão, prefira as opções sem custo.

Dica #2: diminua a quantidade de cartões de crédito na carteira

Cada agente econômico que você inclui no seu orçamento, aumenta a complexidade. Por isso, prefira ter apenas um cartão. Assim, você facilita o controle dos gastos e o acompanhamento das datas importantes como o vencimento e o fechamento da fatura.

Dica #3: defina o seu próprio limite

Essa é uma das dicas mais importantes. Cartão só é uma ferramenta no seu orçamento se você tem o hábito de planejar suas compras, acompanhar seus gastos e projetar o futuro. Se você não gastou umas horinhas olhando para as suas finanças e definindo o seu padrão de vida, você ainda não está pronto para usar o cartão como uma ferramenta.

Dica #4: crie o hábito de olhar a sua fatura

A fatura do cartão é uma ótima fonte para analisar o seu comportamento de consumo. Esses cartões mais moderninhos, costumam classificar os gastos por categoria, isso te ajuda a mensurar o que você anda priorizando no seu orçamento. Os números da fatura têm muito a dizer sobre você.

Dica #5: pague toda a fatura na data de vencimento e não empreste seu cartão para ninguém

A maioria das dívidas começa com o atraso e parcelamento da fatura. Os juros cobrados neste tipo de negociação são bem altos. Então, se você não consegue pagar a fatura, encare a situação como uma dívida e comece a tratá-la como tal. Esse texto pode te interessar. Quanto a emprestar o cartão de crédito, saiba que o pagamento da fatura é de responsabilidade do titular. Sendo assim, é importante avaliar se você está realmente disposto a correr o risco de assumir a dívida caso o pagamento não ocorra.   

E por fim, dica #6: tenha uma reserva financeira equivalente ao valor do seu limite do cartão

Se você gostaria de aprender sobre como construir a reserva financeira, clique aqui. Se optar por usar o cartão crédito, prepare-se para possíveis derrapadas. Somos seres complexos, sentimentais e com um cartão na mão, somos capazes de criar muitos problemas para o nosso eu do futuro. Por isso, garanta que se alguma coisa sair dos trilhos, você terá capacidade para pagar a fatura na data de vencimento.

E para você que leu esse texto até aqui, lá vai uma dica extra; autoconhecimento não é apenas uma palavra bonita. Essa busca genuína por conhecer a si mesmo, pode te ajudar a entender se o cartão é uma ferramenta para o seu perfil ou não. Se você percebe que o uso do cartão atrapalha mais do que ajuda, deixa essa ferramenta de lado e busque outras formas mais eficientes para o seu planejamento financeiro. Por aqui podemos te ajudar a desenvolver essa estrutura clara e personalizada de acordo com as suas necessidades.

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que a Educação Financeira proporciona autonomia e liberdade. Por isso, ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente de forma simples e conectadas com os seus objetivos e planos de vida.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria