Papo de Valor

Para sair das dívidas-conserte as janelas quebradas

Você já ouviu falar da teoria da janela quebrada?

Resumidamente, a “Broken Window Theory” surgiu a partir de um experimento social, conduzido pela universidade de Stanford (EUA) em 1969. A teoria diz que, se a janela de um prédio desocupado for quebrada e ninguém consertar, em breve serão quebradas todas as outras. Acelerando assim, o processo de degradação.

À primeira vista, os criadores da teoria Wilson e Kelling, defendiam que o abandono e a falta de cuidado dos espaços públicos colaboravam para o aumento dos crimes na região. Segundo eles, as pessoas que passam pelo local irão concluir que ninguém se importa, que ninguém está no comando. Logo, quebrar mais uma janela, sujar, jogar lixo, invadir, não vai fazer diferença. E a desordem só aumenta.

Bem, agora que a teoria foi minimante apresentada. Qual a relação disto com as suas finanças? Você percebe alguma semelhança? Não!? Então vamos lá.

Sabe quando você está endividado, o cartão estourado, utilizando o limite do cheque especial, com parcelas do financiamento atrasada e, ainda assim, compra mais uma coisinha que você não precisava, ou pelo menos, não poderia comprar naquele momento!? “Ah! Mais um gasto nesse mar de dívidas que tenho, não faz diferença”. Mas faz. É a teoria da janela quebrada sendo aplicada na prática. Enquanto isso, os altos juros seguem corroendo o seu patrimônio.

Da mesma forma, acontece com o seu orçamento. Se você não sabe qual o destino do seu dinheiro, usa cartão de crédito descontroladamente, extrapola nos gastos mensais e prefere permanecer no escurinho do desconhecimento do que lidar com a situação, é o mesmo que atirar pedras no seu patrimônio sem se preocupar se vai acertar alguma janela ou não.

Por fim, a boa notícia (sim! Eu trago boas notícias) é que você pode consertar as janelas quebradas a qualquer momento. Não importa o tamanho do estrago. É claro que vai levar o seu devido tempo, até que o prédio fique novinho novamente…. Mas, o importante é começar os pequenos reparos.

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que a Educação Financeira proporciona autonomia e liberdade. Por isso, ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente de forma simples e conectadas com os seus objetivos e planos de vida.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cursos Online