50,19% dos brasileiros entre 30 e 39 anos tem “nome sujo”

Isso mesmo, 50,19% da população entre 30 e 39 anos tem nome em alguma lista de devedores e estão com o nome sujo. Um número enorme! Mais da metade dos jovens adultos não conseguem honrar seus compromissos financeiros segundo pesquisa recente do SPC Brasil.

É impactante, e uma das explicações é que é nessa fase que normalmente os gastos com aluguel, financiamento e contas domésticas começam a acontecer. Isso, aliado à falta de educação financeira é a grande causa dessa inadimplência.

As altas taxas

É fácil pedir dinheiro aos pais e dizer ao amigo que vai ficar devendo essa ou aquela cerveja do bar, mas ao chegar à vida adulta as instituições financeiras não aceitam tais desculpas facilmente. Quer dizer, até aceita, mas o preço que se paga para tal é alto.

Em 2016, o cartão de crédito fornecido pelos bancos chegou a cobrar uma taxa de juros de 419% a.a. O mais assustador desse número é que as pessoas geralmente o desconhecem, ou pelo menos evitam enxerga-lo, acarretando em dívidas que crescem em uma velocidade muito acima do que elas conseguem amortizar.

O período de crise econômica e o desemprego atual colaboraram para o aumento do número de inadimplentes, mas não são os principais culpados.

A importância da educação financeira

Como educadora financeira, identifico a falta de educação financeira como a maior causa para a irresponsabilidade com os gastos.

O consumo excessivo, as necessidades criadas a partir da influência da mídia e do meio que convivemos são fatores que levam os jovens adultos a gastarem além do que poderiam e, por consequência, não conseguem honrar seus compromissos no final do mês.

A solução é trabalhar a consciência financeira, de forma corretiva nos adultos e como prevenção nas nossas crianças.

No entanto, o jovem adulto que está endividado hoje foi, provavelmente, uma criança que não teve educação financeira. Os sonhos, a mesada e os porquinhos podem parecer ingênuos diante de um cenário de crise econômica e dívidas, mas tem um papel importantíssimo na formação do adulto do amanhã.

Aos que estão com “nome sujo” ainda há um caminho

Aos que estão nessa situação a orientação é que se organize por meio dos três passos a seguir:

  • Primeiro é preciso fazer um diagnóstico real do momento vivido, listando receitas e despesas mensais, valor da dívida e taxa de juros.
  • O segundo passo é fazer um planejamento financeiro cortando gastos desnecessários e realizando o pagamento do valor em aberto após negociação com a instituição.
  • O próximo passo, então, é se conscientizar para que a situação não se repita.

O orçamento mensal enxuto, uma reserva financeira e a cultura de poupar parte da receita todos os meses são as bases para atingir o equilíbrio financeiro.

Se gostou da leitura, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e conscientizar ainda mais pessoas!

Vívian Rodrigues

Consultora Financeira e fundadora do Papo de Valor. É apaixonada pela vida e tem a missão de inspirar outras pessoas a usarem o dinheiro como ferramenta para realizar coisas incríveis.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.