Quais os melhores bancos digitais para MEI?

Com algumas opções disponíveis, é comum ficar em dúvida quais são os melhores bancos digitais para MEI. Pensando nisso, fizemos um comparativo entre alguns bancos para te ajudar na escolha!

Para uma boa saúde financeira tanto pessoal quanto do seu negócio, já sabemos que é preciso separar a conta pessoal da profissional, e isso vale pra todo e qualquer tipo de negócio, inclusive pra quem é MEI (Microempreendedor Individual).

Mesmo que a sua empresa seja pequena, misturar as finanças pessoais com a do negócio irá dificultar (e muito!) que você consiga gerenciar as finanças.

Agora que você já sabe que é preciso uma conta bancária separada para o seu negócio, o próximo passo é escolher o banco!

E para te ajudar, fizemos um comparativo de bancos digitais para MEI, mas antes temos alguns fatores que devem ser considerados antes de sair abrindo a conta. Continue lendo!

O que devo avaliar antes de abrir a conta?

Aqui vão alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de selecionar em qual banco (seja digital ou não) irá abrir uma conta:

Taxa Mensal

Pode parecer um valor pequeno a cada mês, mas somando o valor anual em taxas percebemos que esse montante pode fazer diferença. Se existem opções igualmente boas e uma delas é gratuita, não faz muito sentido pagar taxa, certo?

Taxa de TED

Existem bancos com opção ilimitada para TED, com gratuidade até certo limite por mês e outros que cobram por cada TED. Portanto, avalie o número de TEDs realizadas no seu negócio nos últimos meses e veja o que faz mais sentido para você.

Taxa para PIX

A maioria dos bancos não cobra para efetuar ou receber PIX, mas vale a pena conferir, para ter a certeza que o que você escolher realmente se encaixa nesse perfil.

Taxa de saque

Alguns bancos digitais cobram taxa por saque no Banco 24 Horas. Esses valores podem fazer a diferença no seu orçamento. Verifique o valor dessas taxas e o quanto a soma de saques que você faz custa no seu orçamento.

Emissão de boletos

Se boleto é uma forma de pagamento no seu negócio, é preciso ficar muito atento à essa taxa! Alguns bancos cobram taxa por boleto compensado, outros dão um número de boletos mensal sem cobrança.

Pagamentos

Aqui, a maioria dos bancos não cobra para efetuar pagamentos. No entanto, existem algumas exceções, portanto, vale a pena conferir antes de abrir a conta.

Tipos de Investimentos oferecidos

Sempre recomendamos que o seu negócio tenha uma reserva para os meses mais difíceis. A vida de um profissional autônomo não é linear, então precisamos ter uma cobertura, para garantir as despesas e o pró-labore em meses complicados.

Portanto, um banco que ofereça melhores opções para mantermos essa reserva, facilita o trabalho.

Acesso a crédito

Não é o ideal, mas caso necessite de empréstimos para crescimento do negócio, você já sabe se a possibilidade existe.

Ao avaliar os pontos acima, considere as opções que você sabe que mais usa durante o mês. Se no seu negócio você precisa emitir muitos boletos, talvez esse fator seja mais importante. Agora, se precisa fazer muitos pagamentos dê mais importância à taxa cobrada.

Quais bancos digitais para MEI considerar?

Os bancos digitais chegaram no mercado há pouco tempo, mas vieram com tudo!

As opções de banco digital para MEI, PJ e pessoais estão crescendo a cada dia, então vou listar aqui algumas opções:

PagBank

Após se consolidar como uma empresa de pagamentos, a PagSeguro lançou a PagBank.

Um banco 100% digital e sem taxas que oferece diferentes formatos de contas e também a maquininha PagSeguro.

Banco Inter

É considerado o mais popular e tradicional dentre as opções (importante observar que apesar de ser considerado tradicional, o serviço é oferecido desde agosto de 2017, ou seja, ainda é sim novo no mercado).

Possui um tipo de conta específica para quem é MEI, que deve estar atrelado à uma conta pessoa física.

BS2

No último ano passou a oferecer mais opções atreladas à conta bancária.

Também dá acesso à maquininha BS2 Pay e possui uma interface que permite conectar a sua conta digital empresarial com o software de gestão (ERP) utilizado no seu negócio. A conta é a mesma para qualquer PJ.

Nubank

Muito comentado por quem tem conta corrente e que agora, está lançando, aos poucos, a sua conta digital PJ. Promete ser “a melhor conta PJ do mundo”.

A princípio, podem ter a conta pessoa jurídica do Nubank os clientes atuais que são sócios únicos de pequenos negócios (MEI, EI ou EIRELI).

Cora Bank

É uma fintech fundada recentemente, mas chegou prometendo ser uma ótima solução para pequenos negócios. Aliás, esse é o público exclusivo da empresa no momento.

C6 Bank

Chegou no mercado oferecendo vários benefícios para pessoa física e jurídica. Dá acesso à maquininha C6 Pay, caso venda mais de R$3500 por mês.

Banco do Brasil

Opa, mas não estamos falando de bancos digitais?

Acontece que a Conta Fácil MEI do Banco do Brasil é uma solução totalmente digital.

Todas as movimentações podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Contudo, não é possível obter cartão de crédito para essa conta.

Com essa conta, o usuário pode utilizar o débito automático para a realização de pagamentos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o DAS-MEI.

Como comparar?

Para facilitar o processo, aqui vai uma tabela com a comparação entre os principais bancos digitais para MEI citados:

Para conferir a tabela em tamanho maior, clique aqui!

Comparando as opções, é preciso analisar qual se encaixa melhor para o seu negócio e para os tipos de operações que você necessita.

Vale lembrar também que antes de tomar qualquer decisão você deve analisar se um banco digital faz sentido para você.

Após escolher, recomendo que você vá ao site do banco e leia atentamente aos detalhes. Se tudo fizer sentido, verifique como funciona a plataforma, e siga para a abertura da conta!

Os bancos digitais costumam ser rápidos e em apenas alguns dias você poderá acessar conta digital pelo aplicativo do banco.

E se você precisa de apoio profissional com a sua organização financeira, fale com a gente aqui! Será um prazer te ajudar a crescer.

Camila Prado

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.