Como aumentar o faturamento de quem vende produtos?

Já falamos por aqui sobre como aumentar a capacidade de faturamento de quem vende serviços, mas quem vende produtos não tem tanto impacto do tempo no seu faturamento.

E a gente sabe que nem sempre mais faturamento significa mais resultado financeiro, mas e quando a estratégia passa, sim, por aumentar a receita? Bom, nesse caso seguem alguns pontos para te ajudar!

Antes, entenda o que é o faturamento

Vale lembrar que o faturamento é resultado do:

o preço do que você vende   x   a quantidade vendida

 e pode ser assim também:

o ticket médio  x  o giro

Logo, para aumentar o faturamento, qualquer ação precisa acontecer sobre a quantidade de vendas (que chamamos de giro) ou sobre o preço dos produtos.

Conheça algumas formas que podem ajudar a aumentar o faturamento

Aumentar a quantidade de clientes (o giro)

Sabemos que não é fácil, mas é importante. Quanto mais pessoas entram no seu estabelecimento (seja ele físico ou virtual, como o Instagram ou site da marca), mais provável de ocorrer uma venda.

Ter estratégias de marketing e parcerias ajudam mais pessoas a conhecerem o seu negócio e a chegarem até a porta da loja! (Já ali dentro o que vai garantir a venda é o seu atendimento e facilidades no processo de compra).

Aqui vale a observação sobre espaços físicos como bares, restaurantes, academias etc. É sempre importante calcular quantas efetivamente cabem no estabelecimento ao mesmo tempo, e considerar os horários de pico e de baixo movimento.

De nada adianta planejar uma quantidade de vendas se o espaço físico não comporta esse movimento.

Aumentar o ticket médio

Ticket médio é o valor médio que cada cliente consome. Às vezes é mais fácil vender mais para o cliente atual do que se preocupar sempre (e somente) em vender para mais clientes.

Se você consegue mostrar para o seu cliente atual vantagens de outros produtos do seu mix ou da união de dois ou mais produtos, você consegue promover um aumento no valor de cada venda.

Um exemplo dessa estratégia são os combos de produtos (de preferência unindo um produto com boa saída e outro com boa margem de lucro) e as promoções de desconto progressivo conforme a compra de mais produtos (desde que alinhado na precificação, hein?).

Vale sempre pensar: se o cliente já está comprando do seu negócio, como ajudá-lo a se decidir por comprar mais?

Ter um ótimo atendimento

Na mesma linha do item anterior, quem nunca comprou um item porque o vendedor explicou tão bem as suas vantagens ou falou tão bem dele que se sentiu convencido?

Ou quando estava levando um determinado produto e o vendedor/garçom sugeriu um acompanhamento que foi mais do que bem-vindo (e normalmente não seria uma compra voluntária)?

Pessoas compram de pessoas, e se uma pessoa recebe uma indicação educada e incentivadora de outra, a chance dessa compra acontecer é muito maior.

Ter uma boa exposição dos produtos que oferece

É sempre interessante ter um bom material divulgando o mix e o preço dos produtos, sem que o cliente precise fazer grandes esforços. Assim, ele fica sabendo de todas as opções do seu portfólio ou cardápio.

Por aqui já cansamos de ver negócios que têm determinados produtos à venda, mas que não estão divulgados (seja no site, no cardápio, etc). Se o seu cliente não sabe que um produto existe, como ele pode comprá-lo?

Dar destaque aos produtos com melhor resultado financeiro

Se você tem espaço de destaque no cardápio ou nas paredes do seu estabelecimento, faz muito mais sentido dividir esse local entre o que os produtos que os clientes mais consomem e aqueles que te dão melhor resultado financeiro, certo?

Infelizmente é comum percebermos negócios incentivando os clientes a consumirem um produto que quase não traz resultado financeiro, ao invés de promover a venda de produtos com margens melhores.

Aqui vale a observação de que é comum haver concorrentes internos no seu negócio.

Olha só: se o seu cliente compra um refrigerante, ele provavelmente não pedirá um suco, certo?

Vale você pensar:

  • Qual tem melhor resultado?
  • Qual seria melhor pra você que ele escolhesse?
  • A venda de qual deles você vai incentivar?

Caso não saiba quais produtos do seu catálogo têm melhores resultados, na consultoria financeira e na mentoria para pequenos negócios nós te ajudamos a entender o preço certo de cada item que você vende e a traçar as melhores estratégias para que o seu negócio tenha cada vez mais resultado.

Larissa Brito

Planejadora Financeira na Papo de Valor, é apaixonada por gestão financeira e acredita que isso fala mais de pessoas do que de números. Com foco em autônomos e empresas, sonha com que cada negócio leve o seu máximo potencial para o mundo, trazendo retorno financeiro, é claro!

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