Papo de Valor

Aposentadoria é papo de jovem

Eu não sei muito sobre a sua vida, mas eu posso apostar que você sonha com o dia que irá se aposentar e viajar o mundo sem ter que voltar daqui alguns dias porque o chefe só deu 2 semanas de férias. Comprar presente pros filhos, levar os netos na sorveteria e viver sem estresse até o último dia de vida. Acertei?

Pois bem, voltando a realidade eu te pergunto: Quanto é que você poupa por mês para a realização desse sonho? A maioria da turma dos 20 ou 30 e poucos anos vai me responder na lata: “Ahh, Eu Sou Muito Jovem Pra Pensar Na Minha Aposentadoria”. Meu objetivo aqui hoje é te mostrar que aposentadoria é coisa de gente jovem. Te garanto que são muitos os motivos, mas separei três aqui pra te convencer que a hora de planejar é agora, quer saber por quê?

 

1. Você não envelhecerá sozinho.

Há quem pense que isso é uma coisa boa, afinal é sempre bom ter alguém por perto para nos fazer companhia. Mas não é exatamente nesse sentido que eu escrevi essa frase. Tem dois fatos que eu gostaria de te contar:

A previdência social do Brasil está falida. Em 2017 o rombo deve chegar em 185 bilhões.

O número de pessoas com mais de 60 anos vai aumentar mais de 4 vezes até 2050.

E se esses dois fatos não te fizeram pensar em nada deixa que eu mesma digo:

Se você não poupar para a sua aposentadoria, você tá f*%$#@.

Eu, com meus 26 anos atualmente, sei que vou chegar aos 60 anos junto com outras prováveis 50 milhões de pessoas. E se o INSS não suporta os 14 milhões atuais, eu não vou pagar pra ver o que acontecerá quando o número crescer de tal forma. E sugiro que você faça o mesmo.

Mas se isso não te impactou (tem maluco pra tudo, gente), vamos ao próximo motivo:

 

2. Você viverá mais que os seus avós.

Tem coisa que a gente não sabe se é bom ou ruim. Viver mais é uma delas. Já pensou se você passa dos 100 anos de idade? Bom né? Mas aí eu te pergunto: você vai ter dinheiro pra isso? Já te convenci que o governo não vai ter condições de te pagar nada, então você tá sozinho nessa. Seus filhos deverão estar com cerca de 70 anos e provavelmente não conseguirão de ajudar também. Vai sobrar para os netos.

Brasileiro não gosta de pensar lá na frente nem de planejar muito, mas te convido a essa reflexão. Você já tinha parado pra pensar que o dinheiro que você gasta hoje ao invés de poupar para sua aposentadoria irá refletir diretamente na qualidade de vida dos seus netos caso você passe dos 100 anos com a conta bancária zerada?

 

3. O tempo está passando

Lembro exatamente do meu primeiro dia de aula na faculdade. De um lado os homens todos carecas por ter passado no vestibular e do outro as poucas mulheres numa turma de engenharia. Praticamente ninguém se conhecia, cada um no seu canto observando pela primeira vez os companheiros de turma pelos próximos anos. Parece que foi ontem. Mas fazem quase 10 anos. Isso assusta! Sabe aquela tia que sempre diz que com o tempo a idade passa mais rápido? Pois é, acho que ela tem razão!

É importante, portanto, deixar aquela velha desculpa de que você vai economizar ano que vem, ou depois daquela viagem, ou quando terminar de pagar o carro ou qualquer que seja ela e começar já. Enquanto jovens temos o tempo ao nosso favor e por isso podemos aproveitar a coisa mais linda desse mundo: os juros compostos trabalhando do nosso lado!

 

Conclusão:

Tenha os juros compostos trabalhando pra você (e não contra você!)

Na última semana durante uma entrevista numa rádio de Goiânia fiz uma simulação para mostrar o quanto poupar desde cedo pode fazer diferença no seu futuro. Veja só!

Para a simulação vamos supor que você tenha decidido que precisa ter aos 60 anos de idade, 3 milhões na sua conta bancária. Esse valor é diferente para cada pessoa e também varia conforme a inflação mas vamos estipular essa quantia para eu mostrar dois cenários diferentes, ok? Em outro artigo prometo mostrar como você pode calcular esse valor pra você. Considerando uma aplicação que renda 1% a.m, para você ter os tais 3 milhões que você quer aos 60 você precisa poupar por mês:

255,00 reais desde os 20 anos

ou

858,38 reais desde os 30 anos

ou

3.032,58 reais desde os 40 anos

ou

13.041,28 reais desde os 50 anos

 

Viu só a diferença da quantia poupada começando com idades diferentes? Para uma simulação mais complexa eu acrescentaria a inflação e o valor futuro de acordo com o seu padrão de vida, mas a realidade não mudaria. A grande vantagem em poupar desde jovem é ter o dinheiro trabalhando para você! É por isso que eu já disse e repito quantas vezes for preciso: Aposentadoria tem que ser papo de jovem!

Quer ajudar com o planejamento da sua aposentadoria? Continue acompanhando o Papo de Valor e clique aqui para ver como posso te ajudar.

Vívian Rodrigues

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.