Papo de Valor

Se você não começar agora, irá se arrepender depois

Quando você pensa na sua aposentadoria, qual sensação vem à tona??

  1. Você fica tranquilo, pois já tem seu planejamento;
  2. Se preocupa mas ainda não tomou nenhuma atitude para quando ela chegar;
  3. Oi? Aposentadoria? Não sente nada e nem pensa sobre o assunto.

Caso você faça parte dos dois últimos grupos, está na hora de começar a se planejar para quando já não estiver mais apto a trabalhar ou quando não estiver mais (desculpe a palavra) com saco para trabalhar! E se você é daqueles que fala que ‘vai trabalhar até morrer’ pense bem pois nem sempre teremos saúde para isso.

A certeza que tenho é que chega um momento da vida em que precisamos mais ainda de tranquilidade para poder fazer o que bem entendermos: aproveitar a família e seus amigos, viajar, ficar sem fazer absolutamente nada ou até mesmo trabalhar (desde que esse trabalho seja seu hobbie e o ame de todo o coração).

Se hoje está vivendo a vida “como se não houvesse amanhã” tome cuidado, pois esse amanhã existe sim. E ele chega!

Muita gente vive sem um planejamento e esquece que lá na frente não terá mais o pique para trabalhar do mesmo jeito e, com isso, sua renda irá diminuir bastante. Isso quando ela não reduz a zero…

Não estou falando apenas para quem tem salário baixo não. Temos vários clientes de consultoria (clique para saber mais) que ganham salários altos e mês a mês gastam tudo. Se não houver uma mudança de mentalidade e de hábitos, o futuro vai chegar e de forma forçada eles irão perder drasticamente em qualidade vida.

Sabia que apenas 1% dos brasileiros aposentados conseguem se sustentar? Pois pasmem, essa é a estatística… E o restante dos aposentados? Vivem de doações, de ajuda de parentes ou precisam trabalhar para garantir seu sustento.

Meu recado principal pra quebrar alguns paradigmas:

Você não precisa abdicar da sua vida para ter um plano de aposentadoria.

É importante começar o quanto antes. Para construirmos um planejamento de longo prazo, a primeira coisa que precisamos é ter a exata noção do nosso orçamento mensal. Organizando em uma planilha, aplicativo ou até mesmo em um caderno todo o nosso fluxo de entradas e saídas de dinheiro, conseguimos controlá-lo, diminuindo o que está em excesso e alinhando o que consideramos necessário.

Se organizar, todo mundo sai ganhando:

  1. Seus custos mensais ficam protegidos de qualquer atraso;
  2. Você consegue se planejar para viajar, sair com os amigos, ou fazer o que gosta para se divertir;
  3. Você realiza seus sonhos;
  4. Sua aposentadoria estará garantida mais para frente.
E como faço para garantir minha aposentadoria?

Comece tendo seus objetivos claros. É muito difícil guardar dinheiro em qualquer lugar ou fazer qualquer tipo de investimento se não sabe aonde quer chegar.

Se você sabe que quer ter uma renda de R$10.000,00 quando chegar em seus 65 anos, por exemplo, fica muito mais fácil planejar o que fazer com a sua renda hoje.

Existem inúmeros investimentos disponíveis para te ajudar a alcançar seu objetivo, basta que tenha uma meta clara e um prazo definido.

Depois disso, é só correr atrás desses números com consistência e aos poucos você vai conquistando tudo o que almejou.

Claro que não existe mágica nem milagre. E se alguém está te prometendo isso, tome cuidado. É necessário muito trabalho, persistência e foco no que quer conquistar para chegar lá.

Tenha objetivos realmente significativos para não se perder no meio desse caminho. Só de pensar que não precisará depender de ninguém no futuro, já não é uma sensação maravilhosa?

Se você ainda não tem um plano, ainda dá tempo de começar.

Eu estou tranquila, e você?

Shaine Satar

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.