Papo de Valor

3 ações para mudar alguns hábitos financeiros ainda em 2016

Há quem diga que faltam apenas 18 dias para 2016 chegar ao fim. O ano, que foi bem desafiador para a maioria de nós, brasileiros, passou como num piscar de olhos.

Eu, que sou do perfil do copo meio cheio, prefiro manter o ponto de vista otimista e dizer que AINDA faltam 18 dias para acabar o ano. São 432 horas pela frente que, se bem utilizadas, podem te dar um empurrão para virar o ano com a conta no azul.

Tenho ainda um outro argumento forte: são nesses 18 dias que muitos acumulam dívidas suficientes para comprometer boa parte do salário com as famosas “Compras de Natal”.

 

Vamos então às 3 ações:

1. Faça um mapa da sua situação financeira

Mas faça HOJE, agora. Se deixar pra depois você pode esquecer. Anote de um lado quanto você tem na conta e na carteira. E do outro lado as dívidas em aberto que você tem para pagar. Isso inclui as parcelas do cartão de crédito para os próximos meses e até aquele dinheiro que você deve para o seu cunhado.

Diminua um valor do outro. O saldo é positivo? Você possui mais dinheiro do que contas para pagar? Independentemente do resultado é preciso agir com cautela com as compras nessa época do ano, mas se o saldo for negativo o cuidado tem que ser ainda maior.

 

2. Faça uma lista de tudo que ainda precisa pagar ou comprar em 2016

Pense na ceia de Natal, no presente dos filhos, na viagem e não se esqueça do supermercado, da gasolina do carro nem da energia no final do mês. Aproveite para estipular um valor máximo para cada um dos itens.

Coloque primeiro os valores dos itens que são essenciais e depois organize seu orçamento nos itens nem tão essenciais assim, como o caso das compras de natal e presentes. Lembrem-se: Natal é amor. Nem sempre é preciso gastar uma fortuna para mostrar o quanto se importa.

 

3. Não compre por impulso

Com a lista em mãos e os valores já determinados vai ser muito mais fácil manter o orçamento desses 18 dias. Então, o segredo é ter FOCO. Está mais caro do que você pode? Escolha outro presente. Mude a receita. Troque as bebidas.

São as pequenas atitudes que criam resultados, tanto os positivos quanto os negativos. Então cuidado. Ao se deparar com algo que “precisa muito” em uma vitrine pense 1, 2 3x, respire fundo, dê algumas voltas no shopping, olhe a carteira, a lista que você fez, pense no futuro… Ainda quer comprar? Ok. Mas evite criar necessidades por impulso.

2016 está acabando, mas é preciso cuidado para não começar 2017 acabado financeiramente.

Vívian Rodrigues

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.