Por que é desafiador cuidar do próprio dinheiro?

Sabemos que o nosso olhar para o dinheiro e para a nossa vida financeira envolve dores da infância, crenças, exemplos dos nossos pais, desafios e responsabilidades. A psicologia econômica nos alerta sobre isso – sentimentos estimulam nossa mente a imaginar realidades alternativas para tentar evitar a dor.

Quando decidi sair da casa dos meus pais, procurei apartamentos pra alugar sabendo exatamente o que cabia no meu orçamento.

Depois de olhar muitos e não gostar de nenhum, comecei a fugir do valor pré-definido com a “desculpa mental” de que poderia cortar algum outro gasto pra poder aumentar o valor disponível pro aluguel.

Lá no fundo eu sabia que isso não era possível. Em vários momentos precisei parar por alguns instantes e ativar meu lado racional, entendendo que, por mais que me agradasse, não cabia um valor maior no meu orçamento.

O desafio de cuidar do próprio dinheiro

Encarar a realidade de que vai ser necessário mudar pra encaixar aquele sonho no seu orçamento ou que você não vai conseguir realizar o que tanto quer porque hoje você não tem dinheiro pra isso, dói.

Dói porque a sociedade joga na nossa cara a todo momento que “a vida é uma só, então precisamos aproveitar!”.

E assumir que você não consegue (ou não é aquilo que verdadeiramente quer) é desafiador. Mas já pensou que se você não fizer as escolhas certas, o aproveitar de hoje pode ser um pesadelo no futuro?

É um grande sentimento de frustação, eu sei. Mas sabe o lado bom de tudo isso?

É que você passa a conhecer o caminho que precisa trilhar pra alcançar aquilo que quer, mesmo que seja necessário mudar a rota, os hábitos financeiros e tudo aquilo que você fez até aqui.

Você ainda pode fazer diferente!

Quantas pessoas na faixa etária de 60 anos durante a consultoria comentam que gostariam de aprender sobre como lidar com o dinheiro antes? Sobre a importância de pensar no amanhã? De viver a vida conforme o padrão de vida permite? Ou que queriam ter aproveitado mais a família e trabalhado menos e agora não conseguem mais voltar a trás? Muitas!

Sabemos que não é possível mudar o passado, mas dá fazer diferente daqui em diante e colher frutos melhores.

Então, independente da sua idade ou etapa da vida que esteja vivendo, meu convite é pra você assumir o protagonismo da sua vida!

O desafio de olhar para o próprio dinheiro e o destinar ele para o que importa pra você existe hoje e sempre existirá. Você quer mudar isso ou continuar tapando os olhos?

Nós da Papo de Valor podemos te ajudar nesse processo da sua vida financeira!

A nossa consultoria é personalizada para os seus desafios, te auxiliamos a como colocar em prática no seu dia a dia e assumir a responsabilidades das suas escolhas financeiras. Clique aqui para marcar uma primeira reunião gratuita!

Lueny Santos

Formada em engenharia civil, adorava os desafios diários da profissão mas não conseguia me sentir realizada. Sempre fui movida por ajudar as pessoas. A consultoria financeira me proporcionou unir a paixão por números e finanças com a missão de impactar vidas. Hoje cada cliente é um novo desafio e a vida mais feliz!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.