O planejamento financeiro é um ponto de partida e não um ponto de chegada

Ainda é comum algumas pessoas buscarem o planejamento financeiro como a solução final, sem se atentar que existe um caminho a percorrer – que fica muito mais fácil e possível quando se tem um plano.

Pra exemplificar melhor, aqui está uma situação: você percebe que precisa melhorar a alimentação, talvez os seus índices corporais não estejam dentro do esperado para a sua idade, mas você não tem certeza porque nem sabe quais valores de referência são esses.

Então você decide buscar uma nutricionista, e conta para ela seus hábitos, rotina, ela tira suas medidas e você sai do consultório com um plano alimentar.

Esse plano não significa que você já atingiu o peso e índices que precisa. Não é a solução final, ele é um plano para você chegar no resultado que deseja – mas entre o plano e o resultado existe disciplina, tempo, teste.

Acho que podemos dizer que 50% do resultado depende das estratégias da nutricionista e 50% de você, certo?

É exatamente assim que funciona o planejamento financeiro

Existem particularidades consideradas, cálculos e estratégias com foco no objetivo de cada um – mas o resultado depende do plano tanto quanto da ação.

E nessa segunda etapa ninguém poderá agir, só você (seja na dieta ou no planejamento financeiro).

Aqui na Papo de Valor estamos sempre pensando formatos e nos questionando ‘Como isso pode ficar mais fácil para as pessoas?’, ‘Tem como isso ser mais simples?’, sempre com foco em te ajudar a manter a disciplina.

Estudamos comportamento e como o cérebro humano funciona, nos debruçamos em entender por qual motivo determinada tentativa não funcionou. Porque isso impacta no resultado tanto quanto a estratégia que foi milimetricamente calculada considerando cenários e projeções, e resultou no melhor plano possível.

Mas vale lembrar que no fundo, na hora do ‘vamos ver’, o resultado depende mesmo é desse plano ir para o mundo, e isso depende de você.

Para saber como a consultoria pode te ajudar a ter o melhor planejamento financeiro e que caminhos sugerimos para você manter a disciplina de segui-lo, fale com a gente aqui!

Larissa Brito

Planejadora Financeira na Papo de Valor, é apaixonada por gestão financeira e acredita que isso fala mais de pessoas do que de números. Com foco em autônomos e empresas, sonha com que cada negócio leve o seu máximo potencial para o mundo, trazendo retorno financeiro, é claro!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.