Papo de Valor

Não julgue o livro pela capa – sobre aparência, gastos e felicidade

Estamos sempre nos comparando uns com os outros. Olhamos os gastos alheios e construímos histórias. Paramos e pensamos:

“Você viu o carro fabuloso do fulano?” e assim, começamos a emparelhar a nossa vida em relação a outra pessoa.

Não somente estamos julgando aquela pessoa pelo veículo que ela está dirigindo como também estamos propensos a gastar mais em nosso próprio caminho apenas para acompanhá-la.

Mas por que?

Acho que a razão pela qual fazemos isso — do julgamento ao gasto — é porque contamos histórias para nós mesmos e depois acreditamos nelas.

Existem produtos ou serviços que consideramos caros para a nossa realidade. E, ao mesmo tempo, nos deparamos com pessoas que possuem esses mesmos produtos (ou serviços) facilmente. A lógica que automaticamente criamos é que:

Se a pessoa comprou o tal produto (Aparência = Gasto)

É porque a pessoa é rica (Gasto = Patrimônio Líquido)

Se a pessoa é rica, ela é feliz (Patrimônio Líquido= Felicidade)

E assim criamos camada após camada de suposições que não têm base na realidade.

Não sabemos de fato como a pessoa adquiriu aquele produto, e muito menos podemos afirmar sobre o seu patrimônio líquido. E mesmo que tivéssemos alguma informação sobre sua renda, não poderíamos afirmar absolutamente nada sobre a sua felicidade.

Onde eu quero chegar com isso?

Que não adianta ficar perdendo tempo inventando e contando histórias sobre a vida dos outros. Foque suas energias buscando autoconhecimento para compreender suas prioridades.

Não deixe que seus gastos sejam ditados pelas histórias que você anda contando para si mesma sobre a vida das outras pessoas.

Sabe o que é pior do que julgar um livro pela capa? Tomar decisões financeiras com base naquilo que você achou que a história do livro queria dizer…

(texto referência: Appearances ≠ Spending ≠ Net worth ≠ Happiness)

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que a Educação Financeira proporciona autonomia e liberdade. Por isso, ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente de forma simples e conectadas com os seus objetivos e planos de vida.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cursos Online