Com frequência escutamos alguém dizer que vende um produto com 100% de lucro ou que esteja buscando um negócio com essa margem, o que nos faz pensar: como podemos ter um negócio tão lucrativo assim?
Bom, sinto te decepcionar, mas esse negócio não existe e a resposta é menos discutível do que parece. Para saber, continue lendo!
Primeiro, vamos entender o que é lucro?
Entende-se que lucro, de forma geral é o ganho, o retorno da venda ou do investimento feito. Até aí tudo bem!
Acontece que o conceito de lucro é a diferença entre o preço da venda e os custos envolvidos, entrando aí os custos do próprio produto, da venda e do negócio por trás de tudo.
Ou seja,
PREÇO DE VENDA = CUSTOS + LUCRO
A partir disso, percebemos que só existiria a chance alguém ter 100% de lucro se o negócio não tivesse nenhum tipo de custo, o que na prática é impossível – para não dizer que não haveria nenhuma possibilidade, se você ganhasse algo e vendesse logo em seguida, sem gastar nada nada, aí você teria um lucro de 100%. Mas eu não conheço nenhuma empresa que se estrutura em cima de ganhar mercadorias, e você?
Para entender um pouco melhor, vamos a um exemplo?
Vamos imaginar que você compre canetas a R$1,00 e venda a R$2,00 – é o típico negócio que muitos diriam que ‘dá lucro de 100%’.
Mas agora vamos imaginar como essa venda acontece: você vai até um centro atacadista, compra 100 canetas a R$1,00 cada e para isso gasta R$30,00 de Uber, ida e volta.
O seu custo total é de 100 canetas x R$1,00 cada caneta + R$30,00 do Uber = R$130,00. Certo?
Ótimo!
Agora vamos imaginar que você consiga vender as canetas a R$2,00.
Logo você receberá 100 canetas x R$2,00 de cada caneta = R$200,00. Ok?
Nesse caso, o seu lucro seria de:
R$200,00 = R$130,00 – LUCRO
LUCRO = R$200,00 – R$130,00
LUCRO = R$70,00
E se quisermos saber o quanto esse lucro representa em porcentagem?
Nesse caso vamos dividi-lo pelo valor das vendas, ou seja, 35%.
Percebe que mesmo em um negócio em que se recebe de lucro quase o mesmo tanto gasto com os produtos, a margem é bem menor do que o imaginado?
Então quer dizer que nenhum negócio tem margem próxima de 100% de lucro?
Existem, sim, negócios com margens altíssimas, até mesmo próxima a 100%, mas são muito raros. Porque nesses casos o custo com produção, com a venda e com o negócio têm que ser infinitamente mais baixos que o faturamento e/ou a quantidade de itens vendidos deve ser muito grande.
Além disso, mesmo que esse conceito de 100% de lucro existisse, nada garantiria que essa porcentagem multiplicada arbitrariamente em cima do valor do produto seria suficiente para arcar com os custos da venda (taxas de cartão e custos de boletos, embalagens, fretes, dentre outros) e os custos do negócio (custos fixos, pró-labore, depreciação e investimentos).
Por isso é tão importante um olhar calmo e estratégico para a precificação dos seus produtos. Isso garante que o lucro calculado seja lucro mesmo e o suficiente para manter você e o seu negócio de forma saudável a longo prazo.
Se você sente que precisa de ajuda no processo de precificação, a consultoria pode beneficiar você e seu negócio. Será um prazer te apoiar nesse processo!
[…] que o faturamento é diferente de lucro, aqui estamos considerando apenas as entradas, mas não levamos em conta as […]