Papo de Valor

Tudo o que você precisa saber sobre uma consultoria financeira pessoal

Quando pensamos em organizar nossa vida financeira, certamente milhares de ideias passam pela cabeça, como a de contar com serviços de consultoria financeira pessoal.

Porém, muitas pessoas desistem desse método por acharem que este tipo de serviço não faz parte do seu cotidiano. Seja por conta de valores financeiros ou por acreditarem que conseguem gerir suas finanças pessoais de maneira independente.

Porém, ter alguém do seu lado de maneira estratégica, mostrando os caminhos que devem ser tomados de maneira simples e objetiva, certamente podem te ajudar a acelerar seus projetos e se tornar algo extremamente lucrativo no longo prazo.

Desta forma, a Papo de Valor pensou em conversar com você, sobre qual o verdadeiro papel da consultoria financeira pessoal e como ela pode te ajudar a cumprir metas e objetivos.

O que é uma consultoria financeira pessoal?

A consultoria financeira pessoal é algo muito mais complexo do que apenas contar com ‘conselhos’ do que se deve fazer em relação ao dinheiro.

Ela é o serviço no qual o profissional irá elaborar um planejamento estratégico aliado a um plano de ação individual, adequado à realidade de vida de cada pessoa.

Consultoria na prática

Neste tipo de trabalho, o profissional inicia o trabalho realizando um verdadeiro raio-x sobre a sua vida financeira. É feita uma análise completa sobre fluxos de despesas, fontes de renda, investimentos, aposentadoria, seguros e qualquer outra área que esteja no escopo.

A partir desse diagnóstico completo é iniciado o plano financeiro, que pode ir desde a gestão mensal do dinheiro até a realização de planos de longo prazo, como estruturação dos investimentos para acúmulo de patrimônio, por exemplo. É muito importante entender quais pontos serão abordados por aquele consultor antes do trabalho ser contratado.

Na Papo de Valor, por exemplo, acreditamos que esse conceito vai muito além de anotar despesas e receitas. Ele é sobre entender o nosso comportamento em relação ao dinheiro e garantir que os nossos projetos verdadeiros estão sendo priorizados. Afinal, o planejamento financeiro é um exercício que, se aprendido de maneira correta, é possível levá-lo junto para o resto da vida.

Por que contar com uma consultoria financeira pessoal?

Acredite, quando estamos dentro de uma situação, muitas vezes se torna difícil enxergar a solução para determinado problema.

E, por mais que não pareça, ter um especialista analisando a situação de maneira imparcial pode ajudar a entender melhor a demanda e mostrar soluções que anteriormente você poderia julgar ser impossível.

Sendo assim, você ter alguém capaz de fotografar a sua vida e apontar caminhos pode ser determinante.

Consultoria financeira x overdose de informação

Outro fator que nos leva a considerar a importância da consultoria financeira está justamente no excesso de informações que absorvemos todos os dias.

Com as plataformas digitais o acesso à educação financeira é muito mais democrático que em outros tempos, mas para quem está iniciando nesse universo é delicado separar o conteúdo bom do que só faz função de marketing pra te vender algo.

E com tantos dados em mãos, certamente você pode se deparar com dificuldades de colocá-los em prática ou simplesmente saber por onde começar.

Em um processo de consultoria financeira pessoal, todo o processo será montado considerando a sua realidade, facilitando o entendimento da teoria, juntamente com as ferramentas práticas para começar a atuar.

Quais os tipos de profissionais que podem atuar em uma consultoria financeira pessoal?

Como você está acompanhando ao longo desse conteúdo, uma consultoria financeira pessoal pode te ajudar de diferentes maneiras.

Para te auxiliar a ter uma direção melhor do tipo de profissional que você precisa, selecionamos alguns dos mais conhecidos desse mercado. Conheça um pouco mais abaixo.

Coach financeiro

Esses profissionais, que se tornaram febre nos últimos anos, costumam atuar no processo de motivação do cliente em conseguir alcançar suas ambições pessoais e financeiras.

São utilizados exercícios em cada sessão e através de conversas sobre consumo, mudança de comportamento e foco podem ajudar a lidar melhor com o dinheiro.

É importante entender se esse profissional tem capacidade técnica para atender o que você precisa ou se a atuação fica apenas nesse ambiente das reflexões.

Planejador financeiro

Esse profissional, tem como objetivo oferecer todo o suporte que uma pessoa precise para aprender a dominar o orçamento mensal, além de conseguir se planejar para o médio e longo prazo.

Entre os subtemas do planejamento financeiro, ele pode ser capacitado para realizar com você:

  • Gestão financeira mensal;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Gestão de riscos e seguros;
  • Planejamento sucessório e tributário;
  • Gestão dos seus investimentos.

A Planejar é a associação que rege esses profissionais e possui um código de ética bem completo a ser seguido. Apesar de não obrigatória, a certificação mais reconhecida nessa área é a Certified Financial Planner, também conhecida como CFP®.

Assessor de investimentos

O assessor de investimentos é o profissional que te recomenda produtos de investimento para que você consiga aplicar o seu dinheiro.

Ele possui uma relação com alguma corretora ou banco e naturalmente te recomendará produtos daquela instituição, que será responsável pela sua remuneração. Pra facilitar o entendimento, ele faz o papel do gerente de investimentos da sua conta.

Consultor de investimentos CVM

Assim como o assessor de investimentos, esse profissional atua diretamente com os seus investimentos. A grande diferença é que ele não possui nenhum vínculo com instituição financeira, sendo completamente imparcial nas suas indicações.

Se você está começando a pensar no seu futuro, e quer aprender a fazer o dinheiro render, uma consultoria financeira pessoal focada neste segmento pode ajudar bastante nos seus projetos de longo prazo.

Esse profissional é habilitado pela CVM, pode indicar produtos de investimentos diretamente e obrigatoriamente não pode receber comissões por isso. Se quer que alguém capacitado estruture a sua carteira de investimentos com bons produtos, é esse profissional que deve buscar.

Aqui na Papo de Valor temos como fundadora a Vívian Rodrigues, planejadora financeira certificada CFP® e também habilitada como Consultora de Valores Mobiliários CVM. Toda a equipe de planejamento financeiro pessoal é certificada também como especialista em investimentos CEA.

Qual a remuneração dos profissionais que atuam como consultores financeiros?

Esse costuma ser um dos assuntos que as pessoas mais se perguntam quando falamos sobre qualquer coisa envolvendo uma consultoria financeira.

Inclusive, os profissionais que mencionamos anteriormente, por exemplo, podem ser pagos de maneira direta pelo cliente ou através de comissionamento.

Comissionamento

O comissionamento, se você não conhece, é quando o profissional recebe uma parte do valor total pago pelo seu cliente, sem que ele precise arcar com mais nenhuma taxa.

Esse processo costuma acontecer principalmente quando estamos falando sobre profissionais do universo dos investimentos e produtos bancários, como:

  • Assessores de investimento;
  • Corretores de Seguros;
  • Corretores de Previdência Privada;
  • Gerentes de Banco;

Desta maneira, o consultor consegue ganhar um percentual do valor do produto comprado ou do investimento realizado pelo cliente, sem impactar o seu orçamento de maneira direta.

Entretanto, dependendo do profissional, é possível que eles indiquem os produtos mais vantajosos a nível de comissão que nem sempre são os melhores para o cliente.

Isso também pode acontecer com os coaches e os planejadores financeiros, então é importante saber exatamente como é a remuneração do profissional antes de contratar para saber quais vieses podem ter.

Fee Only

Outra maneira de receber pelo trabalho de uma consultoria financeira, é utilizar o processo de Fee Only.

Para promover a maior imparcialidade possível diante das escolhas do cliente final, o consultor financeiro recebe de maneira direta pela prestação dos seus serviços, sem contar com qualquer tipo de remuneração externa pela indicação de um produto ou solução financeira.

Na Papo de Valor trabalhamos sempre com total transparência, justamente para ajudar os clientes a aprenderem melhor sobre esse universo e conseguirem fazer melhores escolhas no longo prazo. O nosso olhar é sempre o olhar do cliente, nada nos desvia disso.

Desta maneira, o consumidor jamais terá a sensação de que as soluções indicadas estão correlacionadas com comissões ou bônus externos.

Esse método, além de garantir maior transparência diante da prestação de serviço, faz com que a pessoa que precisa da consultoria financeira pessoal, se sinta muito mais segura.

Afinal, todas as alternativas sugeridas durante o trabalho desenvolvido, serão totalmente focadas em suas necessidades e estilo de vida.

Como contratar uma consultoria financeira pessoal?

Se você acredita que a consultoria financeira pessoal é o que precisa para te ajudar a organizar as finanças, independentemente do motivo, busque sempre as referências do profissional.

Nós da Papo de Valor estamos à disposição para te ajudar de forma imparcial, humana, didática e comprometida nos seus desafios financeiros.

Quer entender como podemos te ajudar? Entre em contato com as nossas consultoras e veja o que elas podem fazer por você.

Papo de Valor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique para saber mais sobre a consultoria