Como lidar com as incertezas financeiras

Se você sempre está pensando no futuro e vez ou outra se depara com alguma incerteza financeira que pode vir a acontecer, então esse artigo pode te ajudar com algumas dicas e reflexões!

Comecei a ler o livro Antifrágil do Nassim Taleb e apesar da leitura densa, é um livro que eu estou simplesmente apaixonada!

Leio cada página como quem bebe uma porção de conhecimento em um canudinho muito fino. Aprecio cada parágrafo lentamente. Gota por gota.

O livro tem tanta informação que qualquer citação que eu faça aqui será um recorte super simplificado. Mas, vou compartilhar um dos pontos que o autor defende com intensidade: tentar prever o futuro é uma grande besteira.

Te convido a pensar sobre as incertezas

Taleb argumenta que é mais fácil reconhecer os nossos pontos fracos e melhorar nossas fragilidades do que tentar prever o que vai acontecer amanhã. É igual aquele conselho de vó, sabe? “O futuro a Deus pertence!”

Pois bem, é com esse argumento que te convido a pensar sobre as incertezas da vida financeira.

Quando estou desenvolvendo um planejamento na consultoria financeira, tenho como pano de fundo o risco.

Nesse caso, o risco é definido como a possibilidade das coisas não seguirem conforme o planejado. Algo super provável de acontecer. Afinal, a vida é complexa e cheia de possibilidades.

Porém, o fato de existir oscilações, não significa que não devemos planejar. Pelo contrário, sabendo que o planejamento é suscetível a falhas, podemos pensar em caminhos alternativos para diferentes cenários.

5 passos para lidar com as incertezas financeiras

A seguir, selecionei 5 passos essenciais para te ajudar a lidar com as incertezas financeiras:

1 – Não dependa de uma única fonte de renda

Contar apenas com o salário ou o faturamento mensal, acaba deixando a sua estrutura financeira vulnerável.

A reserva de emergência é, em muitos momentos, o recurso extra que vai servir de cobertura caso a sua fonte principal seque.

2 – Tenha um orçamento flexível

A adaptabilidade do padrão de vida é uma das ferramentas mais eficientes para lidar com as incertezas financeiras.

Quanto mais versátil for as suas despesas, tendo em mente quais são os gastos essenciais para você, maior flexibilidade você terá para restabelecer o equilíbrio em um cenário de estresse financeiro.

3 –  Evite os compromissos de longo prazo

Os compromissos financeiros de longo prazo, são acordos feitos com o dinheiro que você ainda não tem, como aquele empréstimo fora do planejamento.

É uma promessa de que, lá na frente você será capaz de assumir o compromisso. Mas, seguindo a dica anterior, evite comprometer a flexibilidade do seu eu do futuro.

Lá na frente, você terá novos desafios que vão demandar disponibilidade financeira.

4 – Simule um orçamento de guerra

Não podemos fazer previsões, mas podemos simular os cenários de estresse e identificar possíveis problemas e caminhos viáveis para melhorias.

O orçamento de guerra seria uma simulação do orçamento mais enxuto possível que você conseguiria se comprometer.

5 – Tenha uma rede de apoio

Somos seres sociais e poder contar com uma rede de apoio nos momentos mais difíceis, além de fortalecer o nosso psicológico, ajuda a criar a motivação necessária para seguir em frente e para buscar novas soluções para o problema.

No entanto, o ponto fundamental que eu quero levantar aqui, é que nós podemos planejar a vida, mas não podemos controlar os resultados.

E na prática, o planejamento financeiro não tem muito a ver com o controle dos resultados, mas tem tudo a ver com reconhecer os motivos que te faz recomeçar mesmo quando tudo dá errado.

Gostou das dicas para lidar com os momentos de incertezas financeiras? Aproveite para compartilhar com os seus amigos!

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que a Educação Financeira proporciona autonomia e liberdade. Por isso, ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente de forma simples e conectadas com os seus objetivos e planos de vida.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.