Como criar o hábito de poupar dinheiro?

Começar a poupar dinheiro pode ser desafiador para muitas pessoas por diferentes motivos. Alguns acreditam que é preciso ter um grande valor todos os meses para começar e fazer sentido. Já outros, não conseguem enxergar dentro do seu orçamento uma oportunidade para dar o primeiro passo.

No entanto, independente do motivo pelo qual você ainda não começou a guardar dinheiro, nesse artigo vamos te ajudar a entender como criar o hábito de poupar dinheiro. Vamos lá?

Por que você quer poupar dinheiro?

Antes de abordamos alguns pontos que podem te ajudar a criar o hábito, é preciso ter em mente o objetivo pelo qual você está guardando esse dinheiro.

É para a sua reserva financeira?

Para algum sonho?

Para conseguir comprar algo que tanto quer?

Quando não temos claro em nossa mente o motivo pelo qual estamos poupando dinheiro, todos os outros processos se tornam mais difíceis. E consequentemente, vão se tornar justificativas para que você utilize o dinheiro ao invés de guardá-lo.

Porém, mesmo que você tenha um objetivo claro, pode acontecer de não conseguir mantê-lo também. E é nesse ponto que vamos entrar.

Criando o hábito de poupar

Algumas pessoas tem facilidade para poupar dinheiro, como é o caso da planejadora financeira Lueny Santos, que tem esse hábito desde pequena. A Lueny compartilhou um pouco sobre como é esse processo para ela no Papo de Quinta junto com a também planejadora financeira, Jacqueline Ramos.

Além disso, elas também conversaram sobre as dificuldades e deram algumas dicas para quem quer começar a criar o hábito de poupar.

Confira abaixo!

Entenda a sua realidade

Pesquisando um pouco em alguns sites, você irá ver que algumas pessoas recomendam que se guarde 20% ou 30% da sua renda, e isso acaba sendo frustrante para a maioria das pessoas. E ao invés de ser algo que incentive as pessoas a começarem, na verdade desmotiva.

Como bem pontuado pela Lueny no vídeo, cada um tem a sua realidade e projetos bem diferentes. Por isso, colocar metas inalcançáveis para começar, de fato não é uma boa estratégia.

É preciso entender em que momento você está e o motivo pelo qual quer começar, para então ir seguindo as dicas e insights que foram apresentadas pelas planejadoras.

E se sentir que precisa de um apoio profissional durante esse processo, envie uma mensagem através desse link que em breve uma das nossas planejadoras irá entrar em contato com você!

Papo de Valor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.