6 livros sobre dinheiro para você conhecer!

É natural que ao se interessar pelo assunto a gente se proponha a conhecer o que tem de conteúdo legal por aí. Principalmente por livros sobre dinheiro, finanças, investimentos, riqueza e por aí vai.

Ao fazer essa busca, você vai se deparar com os livros “clássicos”, aqueles que todo mundo conhece e que tem-que-ler.

Porém, hoje, alguns muitos livros depois, fico com a sensação de que alguns que já li e que são incríveis, não são os mais conhecidos, e muitas vezes alcançam um número reduzido de pessoas.

E foi pensando nisso que decidi fazer essa lista! Vamos lá?

6 livros sobre dinheiro para conhecer!

Confesso que um grande desejo seria fazer com que esses títulos chegassem ao maior número de pessoas.

Dito isso, aqui está uma lista bastante enxuta de excelentes livros da área, e que acredito que realmente podem ajudar a promover transformação e reflexões profundas, para além da conversa motivacional.

Os livros abaixo não são indicações somente minhas, mas também de outras integrantes do time maravilhoso da Papo de Valor.

Um parêntese antes de seguirmos com a conversa: nada de comprar um monte de livros que você não vai ler só porque alguém indicou. Se proponha a ler um por vez e compre somente aquele que já for começar, tudo bem?

Então respira fundo e agora sim, vamos às indicações de livros sobre dinheiro para conhecer:

1 – HÁBITOS ATÔMICOS, James Clear

Este livro não é sobre dinheiro, mas bem que poderia ser.

Nele o autor traz métodos práticos para a construção de novos hábitos e para a eliminação daqueles que você considere ruim.

Para além do assunto dinheiro, os conhecimentos também podem ser aplicados em outras áreas da vida, tais como questões de alimentação, exercícios físicos, estudos, entre outros.

É uma leitura leve e que traz proposições realistas.

2 – A PSICOLOGIA DO DINHEIRO, Dan Ariely e Jeff Kreisler

Este livro é encantador. Ele traz conceitos de psicologia econômica de uma forma extremamente leve e gostosa de ler, com um enredo bem envolvente.

As explicações que os autores trazem ajudam a perceber comportamentos e vieses que são comuns em nossas vidas.

Além disso, são discutidas ferramentas que podem ser usadas para cair em menos armadilhas no dia a dia.

Obs.: os autores são bastante engraçados, diga-se de passagem.

3 – COMO SE PREOCUPAR MENOS COM DINHEIRO, John Armstrong

É um livro sobre dinheiro curtinho que aprofunda sobre as questões que estão por trás da preocupação com o dinheiro.

No decorrer da leitura, o autor John Armstrong nos convida a refletir sobre o significado do dinheiro, as lacunas que ele ocupa em nossas vidas e alguns dilemas como: “como ganhar dinheiro e ser uma boa pessoa ao mesmo tempo” oferecendo uma perspectiva interessante sobre o assunto, vale a leitura.

4 – ESCASSEZ, Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan

Este também um daqueles que abordam muitos pontos além do dinheiro em si.

É basicamente sobre como a nossa mente funciona em situação de escassez – falta de tempo, atenção e dinheiro.

Foi um livro que ampliou o meu olhar pra muita coisa da vida e ajuda muito a entender como podemos reagir melhor nesses cenários e, em alguns casos, até usar isso a nosso favor.

5 – DINHEIRO SEM MEDO, Eduardo Amuri

Muita gente tem bloqueio com o assunto “dinheiro” por considerar algo complexo e exclusivamente do interesse de quem é de exatas.

Acontece que, na prática, o dinheiro está presente na vida de todos e é libertador encontrar maneiras de lidar com este recurso de uma forma leve, e é esta a proposta do autor.

Por aqui, ele traz sugestões de organização de orçamento financeiro no dia a dia, sem a necessidade de planilhas, aplicativos ou qualquer outro tipo de ferramenta que possa parecer minimamente complexa.

A ideia é ter um planejamento para chamar de seu, que seja tão simples quanto for possível.

6 – DINHEIRO E VIDA, Joe Dominguez e Vicki Robin

Esse livro é um manual com nove passos para você mudar a relação com dinheiro e obter a independência financeira.

O interessante é que ele faz uma relação direta do dinheiro com a energia vital. Ensinando a calcular, inclusive, quanto você despende de energia vital nos seus gastos.

O roteiro sugere reflexões sobre o trabalho, maneiras de enxergar o dinheiro, consumo, construção de renda… e ainda, tem um método de tabulação para acompanhar as finanças (bem complexo na minha opinião).

Uma ressalva importante, em alguns momentos o livro não conversa com a realidade brasileira então, vale fazer alguns filtros e adaptar o contexto.

Para continuar a conversa

Por sorte, o conteúdo que temos nessa área é muito vasto, e esse artigo é apenas uma breve introdução à muita coisa que tem legal por aí.

Se você já leu alguns livros sobre dinheiro, finanças, comportamento e que não estão na lista, compartilhe com a gente aqui nos comentários.

E caso já tenha lido algum, sinta-se a vontade para compartilhar suas impressões também!

Lorena Pires

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que por mais “exata” que seja a matemática, nem tudo são números. Atuar ajudando pessoas a se organizar financeiramente – e consequentemente colaborar para que tenham uma vida mais livre – é seu principal propósito.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.