clica aqui embaixo que leio o texto pra você em 3 minutos! =)
Sabemos que o nosso olhar para o dinheiro e para a nossa vida financeira envolve dores da infância, crenças, exemplos dos nossos pais, desafios e responsabilidades. A psicologia econômica nos alerta sobre isso – sentimentos estimulam nossa mente a imaginar realidades alternativas para tentar evitar a dor.
Quando decidi sair da casa dos meus pais, procurei apartamentos pra alugar sabendo exatamente o que cabia no meu orçamento.
Depois de olhar muitos e não gostar de nenhum, comecei a fugir do valor pré-definido com a “desculpa mental” de que poderia cortar algum outro gasto pra poder aumentar o valor disponível pro aluguel.
Lá no fundo eu sabia que isso não era possível. Em vários momentos precisei parar por alguns instantes e ativar meu lado racional, entendendo que, por mais que me agradasse, não cabia um valor maior no meu orçamento.
O desafio de cuidar do próprio dinheiro
Encarar a realidade de que vai ser necessário mudar pra encaixar aquele sonho no seu orçamento ou que você não vai conseguir realizar o que tanto quer porque hoje você não tem dinheiro pra isso, dói.
Dói porque a sociedade joga na nossa cara a todo momento que “a vida é uma só, então precisamos aproveitar!”.
E assumir que você não consegue (ou não é aquilo que verdadeiramente quer) é desafiador. Mas já pensou que se você não fizer as escolhas certas, o aproveitar de hoje pode ser um pesadelo no futuro?
É um grande sentimento de frustação, eu sei. Mas sabe o lado bom de tudo isso?
É que você passa a conhecer o caminho que precisa trilhar pra alcançar aquilo que quer, mesmo que seja necessário mudar a rota, os hábitos financeiros e tudo aquilo que você fez até aqui.
Você ainda pode fazer diferente!
Quantas pessoas na faixa etária de 60 anos durante a consultoria comentam que gostariam de aprender sobre como lidar com o dinheiro antes? Sobre a importância de pensar no amanhã? De viver a vida conforme o padrão de vida permite? Ou que queriam ter aproveitado mais a família e trabalhado menos e agora não conseguem mais voltar a trás? Muitas!
Sabemos que não é possível mudar o passado, mas dá fazer diferente daqui em diante e colher frutos melhores.
Então, independente da sua idade ou etapa da vida que esteja vivendo, meu convite é pra você assumir o protagonismo da sua vida!
O desafio de olhar para o próprio dinheiro e o destinar ele para o que importa pra você existe hoje e sempre existirá. Você quer mudar isso ou continuar tapando os olhos?
Nós da Papo de Valor podemos te ajudar nesse processo da sua vida financeira!
A nossa consultoria é personalizada para os seus desafios, te auxiliamos a como colocar em prática no seu dia a dia e assumir a responsabilidades das suas escolhas financeiras. Clique aqui para marcar uma primeira reunião gratuita!
[…] é, todo mundo quer cuidar melhor do seu dinheiro, mas entre o querer e o fazer existe a vida. A verdade é que nãoé tão simples […]