Dicas para você que pretende sair do emprego e começar um negócio

É comum recebermos mensagens de pessoas que buscam dicas e conselhos sobre como abrir um negócio.

São várias as motivações para tal, uma delas pode ser uma certa insatisfação com seu emprego atual. Acontece que empreender não é algo tão fácil como vemos por aí, mas se a ideia é realmente arregaçar as mangas e dar passos rumo ao empreendedorismo, não tenho dúvidas de que esse movimento pode transformar a sua vida!

Como eu tenho alguma experiência na área gostaria de oferecer alguns conselhos e dicas para que esse processo possa ser um pouco mais seguro, e fique muito à vontade para aceitar ou não:

1) Não vá somente pelo dinheiro

Percebo com muita frequência “vidas perfeitas e endinheiradas” que só existem na tela do Instagram e a gente se ilude com isso.

Dinheiro fácil não existe e todo trabalho tem seus desafios. Procure fazer algo que te traga algum nível de satisfação pessoal e não somente algo que paga bem, até porque esse “paga bem” é muito incerto.

2) Estude muito sobre o novo mercado

Chame outros profissionais da área para conversar, pergunte os pontos bons e ruins, e tenha coração aberto para ouvir o que eles têm a dizer, afinal eles têm uma experiência que você ainda não tem e é maravilhoso quando aprendemos com erros dos outros, evitando alguns dos nossos.

3) Se proponha a ler e estudar sobre empreendedorismo se quer abrir um negócio

Tem muito desse universo de estudos que é irreal e sem noção, mas tem muita coisa boa por aí para ser digerida também.

Abrir o seu negócio é assumir risco, e quanto mais estudamos e lemos sobre esse universo, mais ideias e conexões a gente consegue para o nosso próprio negócio.

4) Faça um estudo de viabilidade financeira antes de dar os primeiros passos

Nem tudo que projetamos em nossa cabeça funciona bem na prática. Pra falar a verdade: conta de cabeça é uma furada.

Ponha os números no papel, faça uma projeção de fluxo financeiro, entenda qual é o capital de giro necessário, entenda o valor do seu pró-labore.

Faça contas! Caso contrário, o sonho vira pesadelo daqui pra ali.

5) Conte para as pessoas o que você faz!

Não tenha vergonha de recomeçar.

Maluco é quem é infeliz e não se propõe a um movimento. Você é extremamente corajosa(o) e está sendo protagonista da sua vida.

Se depois de muito pensar e se planejar, abrir o próprio negócio fizer sentido para você, compartilhe com amigos, familiares para que saibam sobre o que você faz!

E se durante esse processo você precisar de suporte para se planejar financeiramente para esse momento, pode contar comigo. Nosso primeiro encontro é gratuito e você pode entrar em contato comigo clicando aqui!

Lorena Pires

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que por mais “exata” que seja a matemática, nem tudo são números. Atuar ajudando pessoas a se organizar financeiramente – e consequentemente colaborar para que tenham uma vida mais livre – é seu principal propósito.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.