5 motivos para contratar uma consultoria financeira pessoal

É muito provável que, por mais que você acompanhe as publicações da Papo de Valor, ainda exista uma certa dúvida sobre o que é e quais são os reais benefícios da consultoria financeira pessoal. E isso é normal, afinal, é um serviço relativamente novo no mercado.

Então, antes de apresentar os motivos pelo qual contratar, vamos te explicar o que de fato é a consultoria em si! 

O que é a consultoria financeira pessoal

O serviço da consultoria financeira pessoal varia de uma empresa para outra, mas aqui dentro da Papo de Valor entendemos ser um serviço que tem como objetivo central orientar na melhor gestão do dinheiro, tendo como finalidade aquilo que é mais importante para o cliente

Isso significa que não se busca trazer “certo X errado” ou o “pode X não pode”. O objetivo é trazer clareza aos fatos para que, com o nosso amparo, seja possível tomar as decisões de maneira embasadas. E claro, entendendo os porquês de cada escolha.

Clareza e autonomia nas decisões

Acreditamos nesta abordagem justamente por valorizar a autonomia das pessoas, que é algo que – para nós – pode ser promovido através do conhecimento e da educação.

É importante contar isso para cada vez mais quebrar aquela ideia de que fazer uma consultoria financeira vai te levar a um comportamento mão-de-vaca.

O objetivo é ajudar a enxergar como direcionar os recursos para o que é mais importante para cada pessoa, e sem ficar perdendo dinheiro à toa na trajetória até lá.

Motivos para contratar uma consultoria financeira pessoal

Parece uma boa o que apresentamos acima, não é? Pois é! Por aqui o que não faltam são histórias de transformações e realizações que os nossos clientes têm pra contar. 

Mas agora, introdução feita, vamos aos principais motivos para se contratar uma consultoria financeira pessoal!

1 – Clareza sobre a sua situação

Nem sempre quem está dentro da situação consegue ter um olhar realista e crítico para o que está acontecendo. Tem uma série de fatores relacionados a psicologia econômica que inclusive explicam isso. 

Neste sentido, contar com a ajuda de alguém que – além de estar de fora – tem experiência e estudo no assunto é um excelente passo para conseguir perceber os pontos a serem melhorados e como isso pode ser feito.

2 – Sonhos mais palpáveis através da consultoria financeira

Muitos de nós temos uma pequena lista de coisas que ainda queremos realizar ao longo da vida, como: ter uma reserva financeira, comprar uma casa própria, viagens e mais viagens, empreender, se aposentar, fazer festa de casamento, pagar o intercâmbio dos filhos, quitar dívidas, limpar o nome… o que não faltam são situações que dependem de dinheiro para se tornarem realidade.

Acontece que, em muitos casos esses sonhos morrem sem sequer ter encarado um plano traçado, e nesse sentido a consultoria financeira pessoal consegue ajudar demais.

Durante os encontros os sonhos são levantados, orçados, prazos são estipulados e é possível ajudar o cliente a refletir sobre quais são as prioridades dele.

Feito isso, o caminho em direção às realizações começa a ser construído.

3 – Foco no que é mais importante no momento

Não existe sombra de dúvidas de que existe muito material gratuito e de qualidade na internet. Quem quiser seguir sozinho tem muitos meios de informação as mãos. No entanto, é uma enxurrada de informação sem sumário, sem sequência explícita, sem filtro.

Assim, alguém que começou uma pesquisa com “como sair da poupança” facilmente seria direcionada para páginas sobre “Day Trade”, como se houvesse alguma lógica neste caminho. 

E é nesse ponto que entra o planejador ou planejadora financeira com você! O fato de poder contar com a expertise do profissional para filtrar quais são as informações que mais gerarão impacto na sua vida naquele momento é um dos grandes diferenciais nesse momento.

Por exemplo: claro que é importante aprender sobre diversificação de carteira, mas será que é este assunto que vai ajudar uma pessoa endividada a reduzir os gastos? 

Obs.: Como falei ali em cima, existe muito conteúdo bom na internet. Porém, existe muito lixo. Sim. Lixo. 

4 – A bagagem profissional permite ligar os pontos mais rápido

O fato de o planejador financeiro estar constantemente em contato com várias histórias, exemplos e estudos naturalmente favorece a sua criatividade na construção de soluções de problemas.

O repertório se torna uma ferramenta que o ajuda a encontrar soluções para o cliente em menor espaço de tempo, o que muitas vezes significa uma boa economia de dinheiro.

5 – Uma estratégia adaptada para você!

Ainda sobre os benefícios de ter um vasto repertório, do lado de cá temos um leque muito grande de possibilidades que já vimos funcionar com as mais diferentes pessoas.

Diferentes estratégias para controle de gastos, para quitação de dívidas, automatização de aportes, uso de previdências para reduzir valores pagos na declaração de IRPF… Enfim, é uma infinidade de recursos que, não só temos conhecimento da existência, como também conhecemos as variadas maneiras de implementar junto ao cliente.

É preciso o tempo todo levar em consideração que, mais do que número, olhamos para pessoas. E pessoas são diferentes! É importantíssimo ter isso em mente na hora de fazer um bom planejamento financeiro.

Se ficou interessado em conhecer o trabalho da Papo de Valor, temos uma equipe de braços abertos para conversar e tirar toda e qualquer dúvida que ainda reste. É só clicar aqui e preencher as informações solicitadas, que logo mais uma planejadora entrará em contato. 

Lorena Pires

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredita que por mais “exata” que seja a matemática, nem tudo são números. Atuar ajudando pessoas a se organizar financeiramente – e consequentemente colaborar para que tenham uma vida mais livre – é seu principal propósito.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.