Muita gente tem buscado entender mais sobre os bancos digitais e as fintechs: se são seguros, como usar e por aí vai. Pensando nisso, nesse post vou falar um pouco sobre o Banco Inter e seus serviços.
Trazendo brevemente a história do banco Inter, tudo começou em 1994 quando a financeira Intermedium CFI foi fundada com a proposta de trabalhar com operações voltadas para crédito imobiliário. Foi somente em 2014, após passar a operar como banco múltiplo (em 2008), que a instituição financeira lançou a primeira conta digital do Brasil, possibilitando que os clientes tivessem acesso 100% on-line. Em 2017 o Banco Intermedium ganhou uma nova marca, passando a se chamar Banco Inter.
Em abril/2018, visando recursos para financiar sua expansão, o banco abriu seu capital na bolsa de valores e captou 722 milhões em seu IPO. Na pesquisa realizada pela Forbes em 2020, o banco Inter está em 2º lugar no ranking de melhores bancos brasileiros.
Segurança
Apesar de ser totalmente digital e por isso não contar com agências físicas, o Inter é um banco e, assim como qualquer outro, segue as normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, além de todos os depósitos feitos nele terem proteção do FGC. Se você não sabe o que é o FGC ou quer entender melhor como ele funciona, vale a pena ler nesse artigo do nosso blog.
Ao longo desses anos, o Banco Inter já se deparou com problemas relacionados a vazamento de dados e golpes, que foram divulgados pela mídia, deixando clientes desconfiados e desde então vem fortalecendo seus sistemas para evita fraudes e golpes.
Para os mais interessado no assunto, a Resolução 4658 do Banco Central determina que as instituições tenham uma “política de segurança cibernética”, definindo “requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem”. E o objetivo é a maior proteção dos dados do cliente.
Além disso, hoje o Banco Inter conta com uma página no site dedicada a orientações antifraude e de proteção contra golpes e um sistema de token prático e seguro, o i-safe que serve para autenticar as transações na Conta Digital.
Serviços disponíveis
Atualmente, o banco Inter é o único a oferecer uma conta TOTALMENTE gratuita. Com diversos serviços disponíveis como TED’s ilimitadas, saques na rede Banco 24 hs sem cobrança de tarifa, depósito de dinheiro por boleto e depósito de cheque por imagem, cartão de crédito sem anuidade e com juros entre os mais baixos do Brasil e produtos de Investimentos próprios e de mercado, com rentabilidades entre as mais atrativas.
Além disso, disponibiliza conta Digital PF, PJ e MEI totalmente gratuitas, portabilidade de salário, empréstimos e financiamentos com taxas reduzidas, taxa de câmbio entre as menores, shopping com lojas parceiras e cashback, seguro e consórcio.
O banco também disponibiliza uma Conta Kids para aqueles papais que querem começar a planejar o futuro dos filhos e já deixar esse dinheiro registrado no CPF deles.
Cartão de crédito
No Banco Inter, assim que seu cadastro é aprovado e sua conta aberta, eles enviam um cartão habilitado para débito. Caso você tenha interesse na opção crédito é necessário fazer uma solicitação no aplicativo. Lembrando que, essa aprovação vai depender da análise de crédito que eles fazem e varia de cliente para cliente.
No momento do requerimento há a opção de enviar contra-cheque, holerite ou recibo do imposto de renda, como mostra a figura abaixo, e assim aumentar as chances da sua aprovação.
Até o momento não existe um programa de pontos vinculados ao uso do cartão de crédito. Porém, no mês passado (junho/2020) o Banco lançou uma novidade: o cashback da fatura, que é basicamente receber uma parte dos seus gastos de volta.
Você precisa colocar a fatura em débito automático e fazer o pagamento integral (e não estar devendo faturas anteriores) para que o cashback caia na sua conta em até 6 dias uteis após o pagamento do valor integral da fatura, automaticamente, sem complicações.
A porcentagem do cashback vai variar conforme o tipo do seu cartão:
- para clientes Gold é de 0,25% sob o total gasto na fatura
- se você é cliente Platinum é de 0,50%
- já se você for um cliente Black esse benefício será de 1%.
Lembrando que, se você usa o cartão de crédito sem controle, sem estratégias e metas definidas, CUIDADO! É melhor optar por não usar essa forma de pagamento. Ela requer acompanhamento e controle assim como você faz com seu dinheiro e saldo da conta corrente.
Investimentos
Diferente de outros bancos e fintechs digitais, o banco Inter desenvolveu uma plataforma aberta de investimentos, PAI.
Lá você encontra diversos produtos com diferentes características como por exemplo títulos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, debêntures, CRI, CRA e LC), fundos de investimentos, previdência privada e renda variável. Tem opções para todos os perfil e níveis de investidores.
Se você quer saber mais sobre investimentos e dar o primeiro passo como investidor, o nosso curso online Start: Reserva financeira pode te ajudar nessa jornada!
No site do banco Inter você ainda encontra o Inter Research, onde são disponibilizados relatórios mensais produzidos pelo time de Estratégias e Pesquisas econômicas, que tem o viés informativo para que os cotistas tomem as melhores decisões na escolha do seu investimento.
Caso queira compartilhar experiências ou trazer dúvidas, é só deixar nos comentários aqui embaixo. E se você precisar de ajuda para fazer o seu planejamento financeiro, seja ele com o objetivo de poupar dinheiro para o que realmente importa ou para quitar as dívidas, entra em contato com a gente por aqui que nós podemos te ajudar!
[…] estamos falando de bancos digitais e fintechs é muito comum falarmos do NuBank e do Banco Inter. Mas existem algumas outras alternativas menos populares que merecem o nosso olhar atento. É por […]
[…] nosso caso decidimos guardar o dinheiro do casamento no CDB de liquidez diária do Banco Inter. Escolhemos este produto por entender que ele tem as características necessárias para projetos de […]
[…] Tudo sobre o Banco Inter […]