Você tem dificuldade para poupar?

Eu sei que você gostaria de guardar mais dinheiro. Todo mundo deseja ter mais segurança financeira no futuro ou ter o valor suficiente para realizar seus sonhos e projetos. Só que, entre querer e fazer existe um caminho tortuoso no meio.

A nossa tendência natural é achar que não conseguimos poupar porque a nossa renda não é suficiente. Encerramos a conversa e seguimos vivendo nossas vidas, fazendo aquilo que é possível, trabalhando mais pra ter mais dinheiro…

No entanto, nem sempre a falta de dinheiro é a resposta pra todos os problemas financeiros. Questões psicológicas e comportamentais influenciam bastante os nossos resultados.   

Veja os cinco desafios psicológicos e comportamentais que te impede poupar:

#1 Viés do presente: Nós sabemos que precisamos poupar, nós queremos poupar, mas hoje não. Hoje nós vamos gastar porque não conseguimos esperar pra ter uma gratificação maior no futuro, queremos tudo pra AGORA.

#2 Falta de motivo pra poupar: Se não sabemos o desejo por trás do esforço de guardar dinheiro, fica difícil manter a motivação. Assim, qualquer outra coisa é mais atrativa do que poupar.

#3 Preguiça: Ou inercia, que seria a nossa tendência natural de escolher o que dá menos trabalho, o que gasta menos energia, ou seja, não fazer nada se torna bem atrativo. 

#4 Apatia: Guardar dinheiro não é tão entusiasmante assim. Na verdade, envolve uma dose gigantesca de paciência. É doloroso poupar agora, é mais divertido gastar.

#5 Falta de planejamento: Sem conhecer a sua realidade financeira, fica difícil direcionar um dinheiro para o futuro. A sensação que fica é que você vai precisar daquela grana a qualquer momento e por isso, nem vale a pena poupar. Traçar um plano reduz essas incertezas e nos deixa mais segura para fazer algumas movimentações. Gostaria de contar com uma ajuda para desenvolver o seu plano financeiro? Clica aqui!

Dica rápida para começar a guardar dinheiro ainda hoje:

Programe uma transferência automática do seu banco para uma aplicação. Assim a formação da sua poupança deixa de depender do seu humor e passa a ser formada de maneira automática.

Uma forma de transformar os desafios em soluções é deixar que a opção padrão, seja a melhor escolha e a que exija o menor esforço. Assim, você não depende do seu autocontrole para tomar boas decisões financeiras. Falei mais sobre o isso por aqui.

Keylla Santos

Consultora Financeira Pessoal da Papo de Valor. Acredito que finanças é uma parte de um todo. Sendo assim, para ter uma vida tranquila, com autonomia e liberdade é preciso ter conhecimento dos números e do comportamento para tomar boas decisões. É por isso que eu facilito processos de planejamento e organização financeira.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.