Essa é uma das perguntas que chegam toda semana por aqui. Às vezes ela ainda vem mais específica, do tipo ‘Qual é o melhor banco digital em 2020?’. E a resposta é sempre um decepcionante eu não sei.
Uma coisa é certa e eu sou capaz de até apostar: qualquer que seja o seu bancão ou banco digital, em algum momento você vai precisar dele e ele não vai te atender como você merece. E essa certeza me faz ter muita cautela antes de sair indicando eles por aí.
“Tá bom, Vívian, já entendi. Mas como é que eu faço então pra ficar mais confiante em relação a essa nova moda e escolher um pra eu usar?”
Pra começar: O que é um banco digital?
Ele é basicamente um banco que não possui atendimentos presenciais. Todo o contato com a instituição é feito via telefone, email, site e aplicativo.
Mas, na minha percepção pessoal, o grande ponto de destaque vai além disso e está ligado ao posicionamento dessas instituições. Taxa zero de manutenção, teds gratuitas, maior transparência e facilidades no atendimento estão entre as propostas da maioria deles.
É importante dizer que eles são regulados pelos mesmos órgãos que os grandes bancos e precisam atender vários requisitos mínimos para continuar em operação.
Como escolher o melhor banco digital?
Existem dezenas. E não há um que seja melhor pra todo mundo. O grande ponto então é avaliar quais são as suas necessidades e como cada um dos bancos poderia te atender. Alguns pontos para olhar:
- Funcionalidades – O banco oferece o que você está buscando?
- Tarifas, caso houver, para os principais serviços que você utiliza
- Tipos de pagamento possíveis – Você usa débito automático? Esse banco te possibilita isso? Há algum pagamento menos comum que você faz? O banco permite que você pague guias de impostos?
- Interface – O aplicativo e site são fáceis para utilização?
- Investimentos – O banco possui bons investimentos disponíveis?
- Atendimento e reclamações – Checou como está a nota em sites como o Reclame Aqui?
Quais as opções de bancos digitais?
Pra te ajudar nesse processo de análise e escolha, fizemos uma série de conteúdos sobre o assunto e detalhamos cada uma das principais opções hoje do mercado.
Sinta-se à vontade para acessar clicando nos links abaixo:
É seguro deixar meu dinheiro em um banco digital?
Quais os melhores bancos digitais pra conta PJ?
Um banco digital é a solução dos meus problemas?
Não.
Vejo que muitas pessoas enxergam o uso de um banco digital com o primeiro passo pra organização financeira e investimentos.
Mas não é.
O primeiro passo é ter consciência do que você ganha e ajustar os seus gastos mensais conforme as suas prioridades (lembrando de algumas coisas bem importantes como sua reserva e aposentadoria, né?).
Se quiser nosso acompanhamento nessa jornada, lançamos nossa escola online de finanças, com cursos acessíveis e super didáticos. O primeiro a ser lançado foi o Start: Reserva Financeira.
[…] 2 – Inicialmente, a meta é criar o hábito de receber o faturamento da empresa apenas na conta do negócio. Pode parecer simples, mas por vezes o cliente quer fazer uma transferência para o banco onde você tem a sua conta pessoal, e aí a tentação é grande. Pense em formas de recebimento variadas e se atente em ter uma conta bancária que as atenda.Vale dar uma olhada nas contas digitais como uma opção para pessoa jurídica (analisei as opções de contas digitais para PJ nesse artigo e tem um outro artigo que trata de bancos digitais bem aqui). […]
[…] assediantes dos paparazzi. Porém, eu não sou tão exclusiva assim. Na verdade, é apenas o banco tentando empurrar um dos produto mais lucrativos da prateleira: o crediário e o seu caminhãozinho […]